37ª Mostra Internacional de Cinema


cinuspEm mais um ano de parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o CINUSP Paulo Emílio recebe entre os dias 21 de outubro e 01 de novembro, diversos títulos a serem exibidos tanto na tradicional sala do CINUSP quanto no auditório István Jancsó, localizado na Biblioteca Guida e José Mindlin, na Cidade Universitária.

Na  programação, destacam-se as sessões dedicadas aos curtas-metragens do diretor e arquiteto israelense Amos Gitai, num conjunto de obras que discutem sobretudo a construção civil e suas defluências. A programação CINUSP apresenta, também, o filme mais recente de Gitai, Ana Arabia, premiado no Festival de Veneza.

Outro destaque da programação inclui a retrospectiva do Eduardo Coutinho, em comemoração aos seus 80 anos. No CINUSP, serão quatro títulos, com uma sessão especial no dia 29 de outubro, no auditório István Jancsó. Nessa sessão o cineasta Eduardo Coutinho, homenageado na edição deste ano da mostra, estará presente na exibição de Cabra Marcado Para Morrer, em cópia restaurada, e Porrada, curta-metragem de 2000. O debate sobre o filme contará também com a presença de Esther Hamburger, diretora do CINUSP e Ismail Xavier, professores da ECA-USP e autores de capítulos no livro sobre o cineasta, publicado pela Editora Cosac Naify, organizado por Milton Ohata, com apoio do SESC.

Durante a 37ª Mostra Internacional de São Paulo e como parte das comemorações de seus 20 anos, o CINUSP Paulo Emílio experimenta projeção digital de última geração no Auditório da Biblioteca Guita e José Mindlin.  Inaugurado em março deste ano, o espaço da Biblioteca conta com 276 lugares e tem, nesta ocasião, sua estreia como sala de cinema.

O projetor Christie 4K é do Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual – LAICA do Departamento de Cinema Radio e TV da ECA, e foi adquirido com recursos de projeto Equipamento Multiusuário da FAPESP. O sistema de projeção está temporariamente instalado no Auditório István Jancsó a fim de oferecer fruição cinematográfica de ponta, em sala grande, com tela grande (7 metros de largura).

O prédio da biblioteca, de 20 mil m², é projeto dos arquitetos Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb e foi construído para abrigar a coleção Brasiliana de livros raros doada por Guita e José Mindlin e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), que além dessa coleção abriga acervos como os de Mario de Andrade, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, entre outros.

As imagens do projetor 4k —  apresentam 4 vezes a resolução de um sistema fullHD, com qualidade superior em termos de cores e som. Vale destacar que, exceto a sessão de abertura e o Cinesesc, o CINUSP é o único cinema  nesta 37ª edição da mostra equipado com a tecnologia 4K.

As sessões da Mostra Internacional de Cinema na USP ocorrerão nos dias 21 a 25 de outubro e 29 de outubro a 1 de novembro às 16h na sala do CINUSP no Favo 4 do conjunto das colmeias. As sessões digitais CINUSP na Biblioteca Mindlin ocorrerão nesses mesmos dias às 19 e 21h (com exceção do dia 29, no qual o debate ocupará o espaço da sessão das 21h).

CINUSP Paulo Emílio

Sala Cidade Universitária

Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia, Favo 04

Cidade Universitária

entrada franca

100 lugares

fone: 11-3091-3540

Biblioteca Guida e José Mindlin

Auditório István Jancsó

Rua da Biblioteca, s/n

Cidade Universitária

entrada franca

276 lugares

fone: 11-3091-1154

 cinusp@usp.br

www.facebook.com/cinusp

www.usp.br/cinusp

www.twitter.com/cinusp

 da Redação CFNotícias