8º Panorama Digital do Cinema Suíço tem dez curtas na programação


De 27 de agosto a 06 de setembro, a plataforma Sesc Digital recebe o 8º Panorama Digital do Cinema Suíço, festival realizado pelo Consulado da Suíça em São Paulo e pelo Sesc São Paulo, em parceria com a agência de cinema Swiss Films e com apoio do Festival de Cinema Suíço Journées de Soleure. Além de 14 longas, o evento contará com dois programas de curtas, sendo um deles totalmente dedicado ao público infantil.

Assim como a programação de longas, títulos premiados serão apresentados, num recorte da produção cinematográfica suíça feito pela curadora Célia Gambini, adida cultural, do Consulado-geral da Suíça em São Paulo ao lado das cocuradoras do evento Cecília de Nichile, assistente de Cinema do Sesc São Paulo e Monika Füger, adida cultural do Consulado-Geral da Suíça no Rio de Janeiro.

Esta é a primeira edição do Panorama do Cinema Suíço em versão online. Também é a primeira vez que o evento terá uma sessão de animações voltadas especialmente para o público infantil.

Um deles é o vencedor do prêmio de Melhor Curta-Metragem Suíço do Animatopia (Suíça, 2019). Trata-se de “As Cores do Cuco” (Coucouleurs – 2018), de Oana Lacroix. Outro premiado é “O último dia do outono” (Le Dernier Jour D’Automne – 2019), de Marjolaine Perreten, que venceu o Prêmio do Público e recebeu Menção Honrosa no Fantoche International Animation Film Festival (Suíça, 2019) e levou o Teacher’s Choice Award, da edição 2019 do Chicago International Children’s Film Festival (Estados Unidos).

A diversão continua com “Branco & Preto” (Black & White – 2020), de Gerd Gockell e Jesús Pérez, “Kuap” (Kuap – 2018), de Nils Hedinger, e “O pequeno pássaro e as abelhas (Der kleine vogel und die bienen – 2020), de Lena von Döhren.

No programa de curtas adultos, um dos destaques é “Realidade Etérea” (Ethereality – 2019), de Kantarama Gahigiri, que ganhou o prêmio de Melhor Curta Internacional no Rastro – Festival de Cinema Documentário (Brasil) deste ano. “Tudo Incluso” (All Inclusive – 2018), de Corina Schwingruber Ilić, ganhou 25 prêmios entre 2018 e 2019 em diversos festivais ao redor do mundo. “Selfies” (Selfies – 2018), de Claudius Gentinetta, é outro título com uma extensa lista de prêmios: são nove em eventos na Suíça, Espanha, Rússia e Estados Unidos.

Completam a lista do programa adulto “Lírio da Paz” (Lírio da Paz – 2018), de Louis Hans-Moëvi e Maxime Beaud, e “O Som da Casa” (O Som da Casa – 2015), de Maxime Kathari.

“Os filmes apresentados mostram a diversidade do cinema suíço, com diferentes temáticas e um olhar aberto ao mundo”, conta a curadora Célia Gambini.

Serviço:

8º Panorama Digital do Cinema Suíço

De 27 de agosto a 06 de setembro

Exibições gratuitas na plataforma Sesc Digital: www.sescsp.org.br/panoramasuico

Siga o Panorama nas redes sociais: https://www.instagram.com/panoramasuico/

I https://www.facebook.com/panoramasuico

da Redação CFNotícias