Abertura do Festival Curta Cinema terá seis filmes de quatro países


curta-de-cinema-2016

Entre 03 e 09 de novembro, a 26ª edição do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Festival Curta Cinema – traz para o público carioca 190 curtas de 39 países. Divididos em nove mostras e 35 programas, a seleção deste ano, apesar da heterogeneidade dos filmes, dialoga com uma perspectiva escapista do mundo e da vida. Com entrada franca, as exibições acontecem no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, Centro Cultural Justiça Federal – CCJF, Oi Futuro Ipanema e Cinemaison. O evento tem patrocínio da Petrobras, da Oi, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, da RioFilme e do Governo do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Seis filmes serão exibidos na noite de abertura, dia 03, às 21h15, no Cine Odeon. “Alfredinho”, de Vitor Souza Lima, Marcelo Santos e Venâncio Batalhone; “ExPerimental”, de Daniel Santos; “Ferroada”, de Bruno Mello e Adriana Barbosa; “MeTube 2 – August Sings Carmina Burana”, de Daniel Moshel; “Tarikat”, de Jasmijn Schrofer e “West Empire”, de Mathieu Le Lay foram os escolhidos. Eles serão reapresentados no dia 09, no Centro Cultural Justiça Federal, às 18h30.

Com um total de 900 minutos, a programação do Curta Cinema pode ser dividida em dois grandes blocos: as mostras competitivas Nacional e Internacional e os panoramas regionais Carioca e Latino-Americano. O destaque desta edição fica para o Panorama Latino-Americano que, pela primeira vez, passa a incluir filmes brasileiros em sua seleção. Existe também o bloco de programas, chamados de especiais ou temáticos. Estes, pelas suas próprias características, mudam a cada edição, sempre com o objetivo de capturar as tendências mais relevantes e/ou os temas mais recorrentes de cada temporada.

A programação completa dos sete dias do evento está disponível do site http://curtacinema.com.br/

da Redação CFNotícias