Animação brasileira “Diário de Pilar” chega ao Disney Channel


A produção animada brasileira “Diário de Pilar”, original do Nat Geo Kids, estreia hoje no Disney Channel com novos episódios de segunda a sexta-feira, às 11h30.

Voltada a crianças de 5 a 10 anos, a série apresenta mitos de diversas partes do mundo, abordando temas como história e geografia, e proporcionando uma viagem sem sair de casa. Junto com seu gato Samba e seu melhor amigo Breno, Pilar embarca na rede mágica que herdou do avô Pedro e viaja por diferentes destinos e épocas.

Na primeira temporada, o trio vai explorar localidades e detalhes culturais na Grécia, China e Peru. Astronomia grega, o cavalo alado Pégaso, os deuses Atena, Afrodite, Hermes, Hércules, Hades, o labirinto do Minotauro, o escultor Pigmaleão, são alguns dos mitos que eles desvendarão na Grécia.

Já na China, os personagens conhecerão mais sobre a produção de seda, a muralha da China, o Ano Novo chinês e até os pandas serão assuntos na nação asiática. Enquanto batatas, os Andes, o lago Titicaca e ponchos fazem parte de alguns temas no país latino.

Com estrutura no formato Stand Alone, ou seja, em cada episódio as histórias começam e terminam no mesmo capítulo – o que facilita o acompanhamento da série. Realizada em coprodução com a Mono Animation, “Diário de Pilar” teve como inspiração os livros best-seller de mesmo nome, escritos pela brasileira Flávia Lins e Silva e publicados pela editora Pequena Zahar.

Um dos destaques da produção é sua trilha sonora, que tem direção musical de André Mehmari e canções originais criadas e interpretadas por grandes artistas nacionais. Entre eles estão Carlinhos Brown e seu filho Chico Brown, Arnaldo Antunes e seu filho Tomé, a cantora Céu e também Lenine.

Além disso, atores renomados compõem o elenco que deu voz às personagens da série. Nesse time de estrelas estão Dani Suzuki (Yeh Shen e a Deusa Xi Wang Um), Mel Lisboa (Yma), Thiago Lacerda (Dono da Mina e o Imperador) e Daphne Bozaski (Fang Fang). Completam as vozes Carol Valença (Pilar), Bruno Dias (Breno), Ítalo Luiz (Samba e Edu), Bruna Guerín (Susana) e Rita Almeida (Yoyô).

Conheça um pouco mais de cada personagem:

Pilar

Com 10 anos, Pilar tem uma visão de mundo muito original. Sua sede de conhecimento não é pouca, por isso, brinca que sofre de “gulodice geográfica”. Muito livre, Pilar defende o meio ambiente e a liberdade de todos, inclusive a dos animais.

Tem uma coleção de apitos para chamar passarinhos e guarda muitos objetos em seu superbolso, que parece infinito. Junto com o gato Samba e o grande amigo Breno, embarca na rede mágica que herdou do avô e se aventura pelos quatro cantos do mundo.

A cada viagem, descobre algo novo, passando por pequenas transformações que incorpora ao seu cotidiano. Toca guitarra e canta na Goiabanda. Adora brincar com os amigos no Goiabão, o terreno ao lado do prédio onde mora.

Breno

É o melhor amigo de Pilar. Os dois são vizinhos e fazem parte da turma do Goiabão. Ao contrário da protagonista, ele é bastante racional e mais desconfiado que Pilar. Cheio de ideias mirabolantes, vive criando maneiras novas de usar o que já existe ou tentando inventar novidades. Cria mochila com guarda-chuva, robô músico, descascador universal, etc.

Quando Pilar tem uma ideia, ele ajuda a realizá-la. E quando se metem em encrenca, é, geralmente, ele que bola planos para saírem da enrascada. É um grande estrategista. Enquanto Pilar mergulha de cabeça nas novas culturas, ele analisa criticamente e considera algumas missões “praticamente impossíveis”.

Mas, para Pilar, “praticamente impossível não é totalmente impossível”. Enquanto ela é otimista e esperançosa, ele tem pés fincados no chão. Em geral, Breno faz comentários engraçados e sarcásticos, que trazem humor para a série. Toca ukulelê na Goiabanda.

Samba

O gato de Pilar é guloso e curioso. Experimenta todo tipo de comida e se apaixona com facilidade pelas criaturas que encontra pelo caminho. É medroso, mas não hesita em atacar para defender Pilar, agindo quase como um “gato de guarda”.

Impulsivo, se mete em confusões que obrigam Pilar e Breno a se arriscarem para salvá-lo. Tem uma cumplicidade imensa com Pilar e os dois se comunicam rosnando ou miando quando gostam ou implicam com alguém ou alguma coisa.

Susana

Tem 10 anos, mora na rua de Pilar, é muito ligada em números e vive fazendo contas. Bastante racional e organizada, é toda arrumada e não gosta de se sujar. Toca teclado na Goiabanda e ajuda a organizar campeonatos de tapioca e os encontros da galera.

Edu

Todo atlético, só pensa em esportes. Gosta de corrida, tênis, equitação, adora disputas. Um tanto competitivo, às vezes implica com os demais e quer desafiar todos em corridas e outras formas de competição. Toca baixo na Goiabanda.

Yolanda (Yôyô)

Louca por música, Yoyô está sempre com fones de ouvidos, usa roupa tipo jogging, faz um estilo DJ. É alto astral, vive de bem com a vida e não briga com ninguém. Mente aberta às novidades, acha que a música resolve tudo. Meio distraída, às vezes, nem chega a perceber os problemas que acontecem à sua volta. Toca percussão na Goiabanda.

da Redação CFNotícias