Arqueóloga ministra curso sobre Egito Antigo na Casa-Museu Ema Klabin


A pesquisadora e arqueóloga Cintia Gama ministra na Casa-Museu Ema Klabin o curso “Procurar o coração: os textos científicos do Egito antigo”. Serão sete encontros entre os meses de abril a junho, sempre aos sábados, das 15h às 17h. As inscrições podem ser realizadas no site: https://emaklabin.org.br/.

O curso tem como objetivo apresentar o Egito antigo por meio dos textos  considerados práticos ou científicos, que versam sobre os mais diversos domínios da sociedade egípcia.

Entre os assuntos abordados estão a medicina egípcia, os escribas, calendários, hinos, louvores, a matemática, documentos jurídicos, correspondências, papiros mitológicos, textos mágicos, oraculares, históricos e geográficos.

Sobre as aulas:

Aula I: Os escribas.

Aula II: Medicina egípcia antiga e seus textos.

Aula III: Textos históricos, geográficos e calendários.

Aula IV: Matemática e seus textos.

Aula V: Documentos jurídicos e correspondências.

Aula VI: Textos mágicos e oraculares. Aula VII: Hinos, louvores e papiros mitológicos.

Sobre a palestrante:

Cintia Alfieri Gama Rolland é doutora em religião egípcia antiga pela École Pratique des Hautes Études – Sorbonne, Paris; foi conselheira científica no departamento de antiguidades egípcias do Museu do Louvre.

Mestre em arqueologia pela UFRJ, graduada em história pela USP; integrante de três missões arqueológicas no Egito: Missão francesa de escavação  de Tanis, missão Italiana de escavação da Tumba de Harwa, em Luxor, e missão  de estudos da tumba de Nferhotep TT49. E professora de história da gastronomia nas Faculdades Metropolitanas Unidas.

Legenda da foto: Papiro médico Edwin Smith de aproximadamente 1700 a.C, exposto na Academia de medicina de Nova York. Crédito: Jeff Dahl.

Serviço:

Curso : “Procurar o coração: os textos científicos do Egito antigo”.

Datas: 27 de abril; 11 e 25 de maio; 1º, 08, 15 e 29 de junho (sábados) das 15h às 17h

Fundação Ema Klabin

Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo/ SP

Vagas: 30

Inscrição: www.emaklabin.org.br

Investimento: R$ 450,00

Telefone: (11) 3897-3232

da Redação CFNotícias