Bienal do Livro 2018: Ubook recebe encontro de podcasters


O público que frequenta a Bienal é antenado em cultura, entretenimento e informação; gosto similar aos amantes de podcasts, uma mídia da cibercultura em formato de áudio que tem ganhado cada vez mais adeptos, para muito além do grupo Geek, que iniciou o consumo e proliferação deste tipo de conteúdo.

E é justamente para juntar a “galera” do podcast, os entusiastas desta modalidade e os ávidos por novidades que o Ubook, maior plataforma de audiolivros por streaming da América Latina, irá receber neste primeiro sábado da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, dia 04 de agosto, a terceira edição do Encontro Cabuloso de Podcasters e Ouvintes.

O encontro, que tem como objetivo disseminar o formato e apresentar a mídia para o público, é uma ótima oportunidade para se conectar com outros podcasts, ouvintes de podcasts, entusiastas de podcast e podcasters que são referências no setor.

“O audiolivro já é um mercado consolidado em muitos países. No Brasil, está em expansão, e um dos públicos que contribui para a difusão deste tipo de conteúdo no país são justamente os ouvintes de podcasts, que já incluíram em sua rotina o hábito de adquirir conteúdo, cultura, informação e entretenimento no formato áudio”, explica Cristina Albuquerque, gerente de conteúdo do Ubook. “Entendemos a força deste formato, e o quanto ele tem sinergia com o produto audiolivro, e por isso estamos abrindo este espaço”, complementa.

Os temas explorados pelos podcasts são os mais abrangentes possíveis: Cinema, TV, Literatura, Ciências, Profissionais, Política, Notícias, Games, Culturais, Religiosos, Educacionais, Humorísticos, Musicais, Esportivo. O UbookCast, por exemplo, é uma produção própria do Ubook, que aborda temas relacionados à literatura. Os responsáveis por este projeto no Ubook, os professores Rafael Ottati e Mario Felix estarão recepcionando os convidados e participantes da Feira que quiserem acompanhar o evento.

Atualmente, o Ubook possui mais de 300 mil podcasts em sua plataforma, sobre variados temas e em diversos idiomas. E, durante a Bienal, o Ubook também será o responsável pela produção do podcast da Câmara Brasileira do Livro (CBL), durante todos os dias do evento.

A relevância dos podcasts

O podcast começou ganhando espaço na Web 2.0, especialmente com relação à produção de informação e às suas potencialidades comunicacionais e educativas. Hoje, inclusive muitas rádios e blogueiros utilizam esta mídia para divulgarem seus conteúdos.

O podcast já possui um público tão cativo que a mídia já tem um dia para chamar de seu! Na verdade, são dois: no dia 30 de setembro, comemora-se o dia mundial do podcast; no Brasil, o festejo é celebrado em 21 de outubro, data da publicação do primeiro podcast brasileiro, o Digital Minds, criado por Danilo Medeiros.

A figura feminina na literatura

O empoderamento feminino é um tema que tem despertado muito debate atualmente. Entender o papel da mulher em diferentes espaços da sociedade complementa as discussões sobre esse assunto. E a literatura é um ambiente preponderante na formação, no imaginário e na cultura, da posição que a mulher ocupa nestes espaços. Por isso, o Ubook também traz ao debate a figura feminina na literatura, em evento a ser realizado no domingo, 05 de agosto, em seu stand.

O assunto será debatido por Giulia Paim, Viviane Maurey, Beatriz Santos e Isabelle Félix. Giulia é autora da série Boston Boys e Viviane, do livro #Fui, ambas obras publicadas pela Globo Livros. Já Beatriz é tradutora, mestra em Literatura Comparada, pauteira e host dos podcasts Ponto G e HQ da Vida. Também tradutora, Isabelle é ainda jornalista especializada em jornalismo digital (com produções realizadas para a revista OmeleteBox e Mundo Estranho), e colaboradora do Universo HQ e Garotas Geeks. Ela é ainda a responsável pelo projeto #365hqs, que traz resenhas diárias sobre Histórias em Quadrinhos, e integrante do podcast MDM – Melhores do Mundo.

Sobre o Ubook: Criado em outubro de 2014, o Ubook já é o maior aplicativo de audiolivros por streaming da América Latina. São mais de 4,5 milhões de usuários registrados que usufruem dos mais de 15 mil títulos disponíveis no catálogo, entre livros, revistas, cursos e palestras. Se somados os conteúdos de podcasts, o Ubook já conta com mais de 330 mil títulos em seu acervo.

O conteúdo pode ser acessado pelo website ou pelos aplicativos disponíveis para iOS, Android e Windows Phone. Ele funciona como o Netflix para vídeos ou o Spotify para música: por um valor mensal é possível ter acesso ilimitado a todo o catálogo da plataforma. Encontre mais informações sobre o Ubook em www.ubook.com.

Serviço:

Encontro de Podcasters – 04 de agosto das 14h às 16h

Debate – A figura feminina na literatura – 05 de agosto das 13h às15h

Estande do Ubook na Bienal – F118

www.bienaldolivrosp.com.br

da Redação CFNotícias