Campanha “Leia para uma criança” traz livros de Cecília Meireles e Eucanaã Ferraz


A Fundação Itaú Social e o Banco Itaú lançaram na última sexta-feira, 29 de setembro, a campanha “Leia para uma Criança”, que este ano disponibilizará ao público, gratuitamente, 3,6 milhões de livros. O objetivo da ação é incentivar a leitura do adulto para a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos familiares e da participação ativa na educação desde a primeira infância.

“Essa atitude traz efeitos consistentes no desenvolvimento integral do indivíduo. Vale destacar que mesmo os adultos que têm baixa escolaridade, pouco contato com livros ou alguma dificuldade para ler podem sim apresentar os livros para uma criança, aproveitando, por exemplo, as ilustrações para estabelecer diálogo ou criar histórias. O afeto e a disponibilidade em transmitir a linguagem e suas histórias às crianças são mais determinantes na criação do hábito de leitura do que sua condição socioeconômica”, afirma Claudia Sintoni, especialista em Mobilização Social da Fundação Itaú Social.

Os títulos que a campanha apresenta este ano, recomendados por especialistas em literatura infantil, são: “O Menino Azul”, de Cecília Meireles, e “Em cima daquela serra”, de Eucanaã Ferraz. Os livros podem ser solicitados por qualquer pessoa pelo site www.itau.com.br/crianca. Após a realização do cadastro, o material será enviado para o endereço indicado por meio do serviço postal.

Também serão disponibilizadas 5.000 livros no formato de fonte ampliada e braile, adaptados pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, para contemplar pessoas com deficiência visual. Desde 2010 até o final deste ano, terão sido oferecidos pelo programa cerca de 45 milhões de livros.

Livros

O Menino Azul, de Cecília Meireles, Global Editora

O Menino Azul, como quase toda criança, quer ter um bichinho. O personagem deste poema de Cecília Meireles quer um burrinho para ser seu amigo de todas as horas e o acompanhar na descoberta do mundo.

Autora: Cecília Meireles (1901-1964) nasceu no Rio de Janeiro, é considerada uma das vozes da poesia em Língua Portuguesa e pioneira na difusão do gênero no Brasil.

Ilustração: Elma.

Em cima daquela serra, de Eucanaã Ferraz, Companhia das Letrinhas

Além de boi e boiada, o que passa em cima daquela serra? O poema de Eucanaã Ferraz vai além da conhecida parlenda, desvendando outros bichos, pessoas e coisas que estão naquele morro, ao redor e sobre ele. E, às vezes, também não passa nada.

Autor: Eucanaã Ferraz nasceu em 1961 no Rio de Janeiro. É poeta, autor de livros para o público infantil e professor de literatura brasileira.

Ilustração: Yara Kono.

da Redação CFNotícias