Canal Brasil estreia “Noturnos”, série de terror inspirada na obra de Vinicius de Moraes


“Noturnos”, série original do Canal Brasil, com produção de A Fábrica, vai revelar um lado menos conhecido – mas fascinante – da obra de Vinicius de Moraes. Os episódios adaptam poemas e contos do Poetinha num gênero surpreendente: o terror. A atração estreia em 21 de outubro, às 22h e, na mesma data, todos os episódios estarão disponíveis nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay.

Com direção geral da dupla Caetano Gotardo & Marco Dutra, a série de seis episódios tem como ponto de partida sete contos e poemas de Vinicius: “Balada do Morto Vivo”, “O Mágico”, “Operário em Construção”, “Conto Carioca”, “Conto Rápido”, “A Grande Voz” e “O Incriado”. O elenco reúne nomes como Andrea Marquee, Thaia Perez, Ícaro Silva, Marjorie Estiano, Rafael Losso, Vaneza Oliveira, Bernardo de Assis, Larissa Siqueira, Rogério Brito, Eduardo Gomes, Edgar Castro, Bruno Bellarmino e Gilda Nomacce.

Presos num teatro por conta de uma sombria tempestade que inundou a cidade, os atores da Noturna Companhia de Teatro trocam, ao longo de uma única noite, experiências e histórias que fazem referência a vários subgêneros dentro do terror, do gore ao fantástico.

Os cenários variam: uma casa às margens do Rio Negro, no Amazonas; uma Casa Grande do século 18; o canteiro de obras de um prédio que está prestes a desabar; uma praia… O tom é de terror psicológico, em busca do equilíbrio entre a sofisticação e o apelo popular que marca a obra de Vinicius de Moraes. Neste caso, um Vinicius revelador, inesperado.

Escritos por Marco Dutra, Caetano Gotardo, Gustavo Vinagre e Alice Marcone, os episódios têm diferentes diretores convidados da nova geração do cinema brasileiro, muitos deles ligados ao terror. Fazem parte da lista Gabriela Amaral Almeida, Vinícius Silva, Rodrigo Aragão, Gustavo Vinagre e Aaron Salles Torres, além dos próprios Marco e Caetano.

Sinopses dos episódios:

Episódio 1 – O Sol das Almas (48min) | A partir do poema “Balada do Morto Vivo”

Direção: Gabriela Amaral Almeida & Marco Dutra

Sinopse: Uma tempestade deixa presos dentro de um teatro os membros da Noturna Companhia durante o ensaio de sua nova peça – o musical “Ana e os Outros”. Entre eles, a diretora Tatiana, a dramaturgista Heloísa e os atores Joana, Antônio, Jorge e Marcus. Para passar o tempo, Marcus sugere que eles contem uns para os outros histórias de terror. Ele mesmo começa, contando a suposta história da avó, Lunalva, e de sua misteriosa relação com um inglês chamado Bill, no Amazonas dos anos 40, durante o ciclo da borracha…

Episódio 2 – A Pedra que Brilha (39min) | A partir do texto “O Mágico”

Direção: Vinícius Silva

Sinopse: A tempestade segue forte. Agora é Antônio quem conta sua história – na verdade, sua lembrança da encenação da primeira peça de Tatiana, um espetáculo chamado “O Mágico”, que ela mesma preferia ter esquecido. A peça abordava o tema da escravidão nas Minas Gerais do século 18. Mas havia na abordagem algo mais perturbador, algo muito estranho. Ao terminar sua história, Antônio é acuado por Tatiana e resolve ir embora do teatro no meio da tempestade.

Episódio 3 – Os Ossos do Ofício (44min) | A partir do poema “O Operário em Construção”

Direção: Rodrigo Aragão

Sinopse: Antônio retorna, encharcado, acompanhado por Moema e Lauro, dois estranhos que o salvaram da correnteza violenta. Quando todos estão aquecidos e mais calmos, Heloísa é instigada por Tatiana a narrar algo. Heloísa conta, então, a tenebrosa história de alguns operários trabalhando numa obra subterrânea claustrofóbica, prestes a desmoronar – um pouco como o próprio teatro onde nossos personagens se encontram…

Episódio 4 – A Mulher na Sombra (44min)| A partir dos textos “Conto Carioca” e “Conto Rápido”

Direção: Aaron Salles Torres

Sinopse: É a vez de “os estranhos” Moema e Lauro contarem uma história. Eles dizem que preferem narrar algo mais animado, leve, algo mais solar. A história deles se passa numa praia. É uma história de sedução que começa um tanto tranquila, mas que logo revela seu lado doentio.

Episódio 5 – O Filho Perfeito (43min) | A partir do poema “A Grande Voz”

Direção: Gustavo Vinagre

Sinopse: Em choque com a história dos estranhos, Jorge resolve narrar um conto que ele jura ser a história de sua própria família – em especial a de seu pai e de seu irmão. É uma história de fanatismo, sacrifício e morte. Mas é também um olhar alegórico sobre sua transexualidade. Ao fim de sua história, a energia elétrica do teatro cai. Todos ficam na escuridão. A tempestade está mais forte do que nunca.

Episódio 6 – O Feixe de Contradições (50min) |A partir do poema “O Incriado”

Direção: Caetano Gotardo & Marco Dutra

Sinopse: É a vez de Joana, a protagonista da peça que está sendo ensaiada, narrar sua história. Mas ela está nervosa com o que pode estar acontecendo com sua filha do lado de fora do teatro, na cidade. Os celulares começam a morrer um por um. Joana delira. Caminha pelo teatro, que agora é um espaço de pesadelo, já invadido pela água. Ela encontra, um a um, seus colegas de cena. Mas eles não parecem mais ser os mesmos.

Serviço:

Noturnos

Estreia: 21 de outubro às 22h. Exibição às quartas, às 22h. Horários Alternativos: madrugada de quinta/sexta, à 1h20 e madrugada de segunda/terça, às 2h20 no Canal Brasil

Todos os episódios também estarão disponíveis nos serviços de streaming Globoplay e Canais Globo, a partir de 21 de outubro

da Redação CFNotícias