Cinema Petra Belas Artes: Governo de SP anuncia abertura de cinema drive-in no Memorial da América Latina


O Governador João Doria anunciou, nesta sexta-feira (29), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, a primeira ação de retomada das atividades do setor cultural no Estado de São Paulo. Em parceria com o Petra Belas Artes, o Memorial da América Latina inaugura, no dia 16 de junho, o Belas Artes Drive-In, espaço destinado à exibição de filmes em que o público assistirá à sessão dentro de seu próprio carro, respeitando o isolamento social.

“Teremos aqui em São Paulo a inauguração do primeiro cinema em modelo Drive-In para as pessoas assistirem filmes de forma segura e correta, como mandam os protocolos”, ressaltou o Governador João Doria.

Sob orientação da área da saúde e do Centro de Contingência do Coronavírus, o Belas Artes Drive-In seguirá protocolos rigorosos de saúde, com regras de distanciamento social, higiene, limpeza de ambientes, comunicação e monitoramento.

Entre os cuidados obrigatórios, estão a distância mínima de 1,5 metro entre pessoas e carros em todos os ambientes, máximo de quatro ocupantes no carro, pagamentos via aplicativo, exigência do uso de máscaras e aferição de temperatura de funcionários e clientes.

“Trata-se de um evento seguro para o público e os funcionários, e tem tudo para se tornar uma das principais formas de lazer e diversão enquanto a pandemia não passa completamente”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.

Para garantir o distanciamento, o acesso ao áudio do filme será obtido por meio do rádio do próprio carro, sintonizado via FM – o método de transmissão é um dos diferenciais do projeto. Há também a opção de escutar a exibição por meio de um smartphone.

A posição dos carros em fila será organizada pela equipe do evento, que posicionará carros maiores, do tipo utilitários, na lateral do espaço, para melhor visibilidade dos demais. Os banheiros disponibilizados durante a exibição serão higienizados a cada uso. Dispositivos de álcool em gel estarão disponíveis no local.

Além dos filmes propostos pela programação do evento, haverá uma seleção de músicas que ambientam a noite de maneira especial, antes início do filme.

Retomada

O projeto, resultado de uma parceria entre o Belas Artes, o Memorial da América Latina e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem como objetivo iniciar a retomada das atividades do setor cultural e criativo, considerando o cenário da pandemia.

“A retomada das ações culturais foi elaborada levando em conta, prioritariamente, a segurança das pessoas. Esse novo projeto é uma forma de promover a cultura de maneira responsável e criativa”, declara  Jorge Damião, presidente do Memorial da América Latina

“O Belas Artes, um dos cinemas mais queridos da cidade de São Paulo, tem agora uma oportunidade de voltar a abrir suas portas, porém em formato de drive-in. De uma forma criativa, que oferece filmes para todos os tipos de cinéfilos, com isolamento, segurança e o conforto de estar dentro de seu próprio carro”, diz o curador do Belas Artes e do projeto, André Sturm.

O setor cultural e criativo foi um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus. A Secretaria estima que o segmento, que equivale a 3,9% do PIB Estadual, terá redução de cerca de metade da receita anual prevista, correspondente a uma perda econômica da ordem de R$ 34,5 bilhões e cerca de 650 mil pessoas sem fonte de renda.

Pesquisa da Fipe sobre os impactos econômicos das medidas de isolamento e distanciamento social no Estado de São Paulo indica que atividades artísticas e criativas estão entre os dez setores com maior índice de vulnerabilidade econômica diante da pandemia.

Cena de “Apocalipse Now – Final Cut”

Programação

Mantendo suas principais características, o Belas Artes inicia as atividades em formato drive-in no dia 16 de junho, com programação que inclui filmes como “Batman, O Cavaleiro das Trevas” e “A Origem”, de Christopher Nolan, “Laranja Mecânica”, “O Iluminado”, “2001 – Uma Odisseia no Espaço” e “De Olhos Bem Fechados”, de Stanley Kubrick.

O espaço promoverá também uma semana temática com filmes de Tim Burton e seu universo, em que serão exibidos quatro filmes do diretor e “O Gabinete do Dr. Phibes”, com Vicent Price, e o ainda inédito nos cinemas brasileiros “Apocalipse Now – Final Cut”, obra-prima de Francis Ford Coppola, totalmente restaurado e com som remasterizado, com 30 minutos a mais do que a versão original lançada em 1979.

Serviço:

Belas Artes Drive-In

A patir de 16 de junho. De terça a domingo. Horários definidos de acordo com a duração dos filmes

Memorial da América Latina

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda. São Paulo / SP

Ingressos e combos deverão ser adquiridos antecipadamente através do site do Petra Belas Artes

Capacidade para 100 carros

Para mais informações, programação completa e classificação indicativa dos filmes consulte o site: https://www.cinebelasartes.com.br

da Redação CFNotícias