CINUSP celebra o nascimento de Burt Lancaster


burt_textoDono de um sorriso distintivo, olhos azuis e porte atlético, Burton Stephen Lancaster, ou simplesmente Burt Lancaster, foi um dos mais populares atores do cinema norte-americano de todos os tempos. Após iniciar sua carreira de ator em meados dos anos 1940, em filmes policiais nos quais invariavelmente interpretava tipos durões que resolvem as coisas com sopapos e bordoadas, o ator foi progressivamente abandonando tais características a partir dos anos 1950, em favor de interpretações mais complexas e de papéis mais desafiadores, que o levaram a ser reconhecido como um dos melhores e mais versáteis atores que Hollywood já teve.

Nascido em Nova York em 2 de novembro de 1913, Lancaster começou sua carreira artística como acrobata no circo dos irmãos Kay, bastante popular na década de 1930 – experiência profissional que seria aproveitada em sua carreira hollywoodiana em filmes como Trapézio. No entanto, afastado do picadeiro por uma grave lesão, Lancaster foi mascate e cantou em restaurantes ao longo dos anos seguintes e chegou a tomar parte na Segunda Guerra Mundial como membro da famosa Tropa 21, conhecida por arregimentar artistas para elevar o moral dos combatentes em apresentações no campo de batalha.

Mesmo pessimista com relação a seu futuro como ator, Lancaster foi chamado para participar de uma peça na Broadway após o término da guerra, o que o levou a ser chamado por um agente de Hollywood para estrelar seu primeiro filme: Os Assassinos, de Robert Siodmak. A partir dali, sua carreira seguiria em franca ascensão, com filmes de crescente sucesso de público e crítica, até os anos 1980, década em que ainda conquistaria prêmios e prestígio por sua atuação em filmes marcantes como Atlantic City e Momento Inesquecível. Falecido em 20 de outubro de 1994, após sofrer seu terceiro ataque cardíaco, Burt Lancaster completaria 100 anos de nascimento neste dia 02 de novembro de 2013.

Aproveitando esta data para prestar uma justa homenagem a um dos maiores ídolos da história do cinema, o CINUSP Paulo Emílio apresenta, de 1º a 24 de novembro na sala de exibição do Centro Universitário Maria Antônia (apenas às sextas-feiras, sábados e domingos) e de 4 a 8 de novembro na Cidade Universitária, a mostra CENTANÁRIO DE BRUT LANCASTER, que reúne quinze dos mais famosos e importantes filmes que realizou como ator.

Embora uma mostra de duração limitada como esta não tenha condições de dar conta de toda uma filmografia tão longeva e prolífica quanto a de Burt Lancaster, a seleção de filmes oferece uma boa amostra dos seus maiores êxitos de público e crítica, dos prêmios que conquistou, dos inúmeros mestres por quem foi dirigido e da ampla gama de gêneros que ela abarca.

Estão incluídos clássicos absolutos do cinema mundial (A um Passo da Eternidade, O Leopardo, Julgamento em Nuremberg), cult movies (Momento Inesquecível e A Embriaguez do Sucesso), filmes pelos quais Lancaster conquistou importantes prêmios como ator (Entre Deus e o Pecado, Atlantic City, Momento Inesquecível), além de seu filme de estreia (Os Assassinos), exemplos de sua carreira internacional (O Leopardo e Violência e Paixão, produções italianas, e Momento Inesquecível, britânica) e de suas colaborações com cineastas fundamentais como Luchino Visconti (O Leopardo e Violência e Paixão), Louis Malle (Atlantic City), Richard Brooks (Entre Deus e o Pecado e Os Profissionais), John Frankenheimer (O Homem de Alcatraz), Carol Reed (Trapézio) e John Cassavetes (Minha Esperança É Você). A mostra também atesta a versatilidade do ator em papeis de múltiplas facetas desempenhados em filmes dos mais diversos gêneros, como o film noir (Os Assassinos e A Embriaguez do Sucesso), o western (Os Profissionais), o drama de guerra (A um Passo da Eternidade) e o filme-catástrofe (Aeroporto, produção de 1970 que praticamente inaugurou este gênero).

Embora tenha se destacado também atrás das telas, como produtor de cinema, função que exerceu em filmes de bastante sucesso como O Pirata Sangrento e Amei um Assassino, e como ativista (defendendo os direitos civis dos negros e posicionando-se contra a guerra do Vietnã, por exemplo), é mesmo por seu sempre magnético desempenho como ator que Burt Lancaster será lembrado.

Deixando para trás a ação e as acrobacias dos filmes de aventura de seu início de carreira para privilegiar papéis mais exigentes e desafiadores, Lancaster muitas vezes aceitou, inclusive, trabalhar por valores muito menores do que poderia receber em outros projetos para investir apenas naqueles filmes em cujo valor artístico ele realmente acreditava. Com isso, construiu uma das mais sólidas, respeitáveis e admiradas carreiras de ator que Hollywood já viu. Uma obra impressionante e perene, à qual o CINUSP Paulo Emílio presta tributo agora com esta programação imperdível.

PROGRAMAÇÃO:

01/11 | sexta

MARIA ANTÔNIA

20h00      ATLANTIC CITY 

02/11 | sábado

MARIA ANTÔNIA

17h00      JULGAMENTO EM NUREMBERG

20h30      A EMBRIAGUEZ DO SUCESSO 

03/11 | domingo

MARIA ANTÔNIA

17h30      O HOMEM DE ALCATRAZ

20h30      ENIGMA DE UMA VIDA

04/11 | segunda

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00      A UM PASSO DA ETERNIDADE

19h00      O LEOPARDO 

05/11 | terça

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00      VIOLÊNCIA E PAIXÃO

19h00      ENTRE DEUS E O PECADO 

06/11 | quarta

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00      OS ASSASSINOS

19h00      JULGAMENTO EM NUREMBERG

07/11 | quinta

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00      ENIGMA DE UMA VIDA

19h00      TRAPÉZIO

08/11 | sexta

CIDADE UNIVERSITÁRIA

16h00      MOMENTO INESQUECÍVEL

19h00      VIOLÊNCIA E PAIXÃO

MARIA ANTÔNIA

20h00      OS PROFISSIONAIS 

09/11 | sábado

MARIA ANTÔNIA

18h00      ATLANTIC CITY

20h00      OS ASSASSINOS 

10/11 | domingo

MARIA ANTÔNIA

17h30      AEROPORTO

20h00      A UM PASSO DA ETERNIDADE

15/11 | sexta

MARIA ANTÔNIA

20h00      MINHA ESPERANÇA É VOCÊ 

16/11 | sábado

MARIA ANTÔNIA

18h00      O LEOPARDO

20h00      MOMENTO INESQUECÍVEL 

17/11 | domingo

MARIA ANTÔNIA

17h30      OS PROFISSIONAIS

20h00      ENTRE DEUS E O PECADO 

22/11 | sexta

MARIA ANTÔNIA

20h00      O HOMEM DE ALCATRAZ 

23/11 | sábado

MARIA ANTÔNIA

18h00      MINHA ESPERANÇA É VOCÊ

20h00      AEROPORTO 

24/11 | domingo

MARIA ANTÔNIA

18h00      A EMBRIAGUEZ DO SUCESSO

20h00      TRAPÉZIO

da Redação CFNotícias