Ciranda Cultural lança “Almanaque Histórias em Quadrinhos de A a Z”


O Mundinho Geek nasceu no formato de evento em fevereiro de 2016, no Rio de Janeiro, com uma série de atividades para crianças até 12 anos. Com uma programação que contou com oficinas de culinária, astronomia, robótica, desfile de cosplay e uma festa baby boom, o sucesso do evento inspirou a criação da coleção que, na sua estreia, apresenta para a criança o universo das HQs.

O “Almanaque Histórias em Quadrinhos de A a Z”, lançamento da editora Ciranda Cultural, é um manual para crianças que se interessam pelo universo geek. A obra estimula a leitura, a criatividade e também é voltada para pais que compartilham interesses em comum com seus filhos.

“No Almanaque procuramos mostrar alguns dos personagens do universo dos quadrinhos mais importantes e conhecidos. O principal critério de escolha foi representatividade e escolhemos um personagem para cada letra do alfabeto. Selecionamos tanto personagens masculinos como femininos, de várias editoras e épocas, origens e etnias, procurando sempre explorar a diversidade. O livro mostra também como é produzida uma HQ, quais são os profissionais envolvidos na criação, desfaz alguns mitos como, por exemplo, o de que histórias em quadrinhos são apenas para meninos, dá muitas dicas de leitura e termina ensinando o leitor a criar a sua própria HQ”, conta uma das autoras da obra, Juliana Kaiser.

“Almanaque histórias em quadrinhos de A a Z” abre com uma linha do tempo, que passeia pelas principais décadas importantes do universo das HQs. A criação de personagens como o Gato Felix, Mickey Mouse, Recruta Zero, Mônica, Mafalda, Garfield, entre outros, é pontuada com algum fato científico, como o Nobel de Física de Albert Einstein, a chegada do homem à Lua, o nascimento da ovelha Dolly etc. O livro possui também um glossário, que está no final da obra. Nele a criança encontra o significado de todas as palavras destacadas.

“Esse é o primeiro livro da coleção, em outros volumes pretendemos abordar os outros aspectos da cultura pop e nerd como, por exemplo, desenhos animados, vídeo games, mangás, cinema, entre outras possibilidades”, explica Juliana.

“Em breve, o evento Mundinho Geek desembarcará em São Paulo e em outras capitais. Até aqui, já realizamos cinco encontros, dentre os quais: o Geek & Game Rio Festival, o aniversário do Planetário e a produção da área infantil Geek & Quadrinhos na Bienal do Livro do Rio”, finaliza a autora.

Ficha Técnica:

Título: Almanaque Histórias em Quadrinhos de A a Z

Autoras: Juliana Rodrigues Kaiser e Aurea Gil

Editora: Ciranda Cultural

Páginas: 128

Preço: R$ 24,90

da Redação CFNotícias