Coletiva de Imprensa de “Gosto se Discute” acontece na capital paulista


Na tarde de hoje, 31 de outubro, aconteceu a coletiva de imprensa de “Gosto se Discute”, após a exibição do longa para os jornalistas. Estavam presentes no evento o diretor André Pellenz (D.P.A. – O Filme), a produtora Lara Guaranys e o trio de protagonistas Cássio Gabus Mendes, Kéfera Buchmann e Gabriel Godoy.

Segundo André, a trama foi baseada em histórias vividas por ele, incluindo uma crise criativa no período em que a história começou a ser desenvolvida (em meados de 2008), e a ideia inicial era de que chegasse às telas como um drama, mas prevaleceu a intenção de se mostrar as coisas de maneira mais positiva em uma produção que não é um documentário, mas foi pensada para ser o mais convincente possível.

O filme, considerado de baixo orçamento (seu custo total foi inferior a US$ 1 milhão) teve apenas duas locações – um restaurante e o Mercado Municipal (no qual a sequência gravada foi aberta, sem contar com figurantes contratados, apenas como se fosse um registro de uma visita ao local).

Quanto à escolha de elenco, o diretor afirmou que outras atrizes chegaram a fazer testes, mas que quando a Kéfera lhe foi apresentada, ele sentiu que havia uma conexão exatamente como a que ele desejava mostrar, entre o clássico e o novo (nesse caso, o talento de quem veio da televisão, Cássio, e de quem surgiu já na era da Internet, Kéfera). Ainda contou como cada um se preparou para seu papel, com direito a laboratórios em restaurantes e ajuda de chefs renomados.

Da mesma maneira, Lara Guaranys falou sobre a limitação orçamentária e o desafio de se fazer / reescrever uma história dentro da realidade que a equipe tinha, inclusive fazendo uso de uma locação real (o restaurante que aparece em cena existe de verdade. O salão estava fechado para reforma à época de gravação e pôde ser utilizado) e contando com um elenco basicamente de São Paulo, cidade em que se passa a trama.

Cássio Gabus Mendes revelou ser espectador assíduo de programas de culinária e que cozinhar é um hobby, apesar de não ter talento para isso. Também mostrou-se muito grato pela possibilidade de estar em evidência após 36 anos de carreira. O ator acredita que além de dedicação, é preciso contar com a sorte para ter boas oportunidades hoje em dia, já que o mercado de trabalho não se mostra tão favorável.

Da mesma forma, Gabriel Godoy se declarou fã de colocar a mão na massa na cozinha e gostou da experiência de interpretar um cozinheiro (ainda que seu contato com pratos envolvendo polvo na receita não tenha lhe parecido dos mais agradáveis).

Kéfera Buchmann disse estar muito feliz com o projeto e a oportunidade de interpretar um papel completamente diferente daquele que fez em seu filme anterior, “É Fada”, uma vez que não quer ser limitada pelo rótulo de youtuber, que só consegue fazer papéis engraçados e ‘barulhentos’.

Falando sobre a plataforma que a tornou conhecida, e na qual pretende manter seu canal de sucesso em paralelo à carreira de atriz e escritora, afirmou já ter sofrido muito preconceito e ter sido alvo de inúmeros comentários machistas em seus vídeos, o que a motivou ainda mais a dar vida à personagem Cristina, auditora de um banco de investimento e peça fundamental para o desenrolar do enredo do filme.

“Gosto se Discute” chega aos cinemas em 09 de novembro.

Crédito das fotos: Angela Debellis.

por Angela Debellis*

*Matéria originalmente publicada no site A Toupeira.