Go to ...
CFNotícias on YouTubeRSS Feed

Confira as principais informações sobre a 43ª Mostra Internacional de Cinema


A 43ª edição da tradicional Mostra Internacional de Cinema fortalece o olhar para o cinema brasileiro. Apesar de os filmes de abertura e encerramento do evento que ocorre em São Paulo de 17 a 30 de outubro não serem nacionais, o primeiro é produzido por Rodrigo Teixeira e baseado no livro de Fernando Morais “Os Últimos Soldados da Guerra Fria”, e o segundo é dirigido por Fernando Meirelles.

Outros títulos que levaram o nome do país para o exterior em festivais estrangeiros também fazem parte da programação, como quatro longas que serão exibidos no Theatro Municipal –A Vida Invisível, Abe, Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou e Três Verões.

Neste ano, a Mostra exibe cerca de 300 títulos de variados países e estilos em mais de 27 locais, entre cinemas, espaços culturais, CEUS e museus espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre.

Premiados em festivais Internacionais

Títulos que receberam os principais prêmios em festivais estrangeiros estão confirmados na Mostra, entre eles Parasita, de Bong Joon-ho, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, Sinônimos, de Nadav Lapid, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, Honeyland, de Ljubomir Stefanov e Tamara Kotevska, vencedor do Grande Prêmio do Júri da seção World Cinema de documentários no Festival de Sundance e O Paraíso Deve Ser Aqui, de Elia Suleiman, menção especial no Festival de Cannes

Confirmados

Além dos títulos citados acima, outros longas exibidos em festivais internacionais também compõem a programação da Mostra, entre eles Family Romance, LTDA, de Werner Herzog (Cannes), Frankie, de Ira Sachs (Cannes), Dente de Leite, de Shannon Murphy (Veneza) e o curta Nimic, de Yorgos Lanthimos (Toronto).

Mostra no Theatro Municial

A parceria com a Spcine leva o Theatro Municipal a integrar o circuito da Mostra neste ano. O espaço abriga exibições noturnas de filmes com DNA brasileiro que foram exibidos em festivais estrangeiros.

Serão sessões gratuitas vespertinas e noturnas nos dia 18, 19 e 20 de outubro. O premiado A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, vencedor da Mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes e escolhido pelo Brasil para representar o país para concorrer a uma vaga na competição de melhor filme estrangeiro do Oscar, abre a programação noturna no dia 18, às 20h30.

Já no dia 19, a sessão das 21h será com o novo filme de Sandra Kogut, Três Verões, exibido no Festival de Toronto. Para encerrar, às 20h30 de domingo, haverá uma sessão de Babenco – Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, longa de Bárbara Paz que foi premiado no Festival de Veneza.

As exibições vespertinas ocorrem às 16h. Serão exibidos Abe, de Fernando Grostein Andrade, que participou da seleção do Festival de Sundance, no sábado, dia 19, e Turma da Mônica: Laços, de Daniel Rezende, no domingo, dia 20, este com apresentação antes da projeção.

Os ingressos para as sessões no Municipal poderão ser retirados na Central da Mostra na véspera das exibições ou na bilheteria do Theatro, uma hora antes de cada sessão.

Indicados ao Oscar

A seleção de títulos também traz 12 obras já indicadas por seus respectivos países para concorrer a uma vaga ao Oscar de melhor filme estrangeiro, entre elas: o brasileiro A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, o sul-coreano Parasita, de Bong Joon-ho, o argentino A Odisseia dos Tontos, de Sebastián Borensztein e o dominicano The Projectionist, de José María Cabral.

Filmes de Abertura

O novo filme de Olivier Assayas, Wasp Network, abrirá o evento. O longa, que é inspirado na obra Os Últimos Soldados da Guerra Fria, de Fernando Morais, tem produção do brasileiro Rodrigo Teixeira e foi exibido no Festival de Veneza. Com Gael Garcia Bernal, Penélope Cruz, Wagner Moura e Edgar Ramírez no elenco, Wasp Network conta a história de cinco prisioneiros políticos cubanos encarcerados nos Estados Unidos desde a década de 1990 acusados de espionagem e assassinato. O diretor e os atores Wagner Moura, Edgar Ramírez e Leonardo Sbaraglia estarão na abertura do evento.

Além da nova obra, 15 títulos de Assayas também serão exibidos na retrospectiva em homenagem ao cineasta, entre as quais: Vidas Duplas, Acima das Nuvens, Depois de Maio e Personal Shopper.

Filmes de Encerrramento

Dois Papas, novo filme de Fernando Meirelles, protagonizado por Jonathan Pryce e Anthony Hopkins, finaliza o evento, após a premiação, em sessão no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer no dia 30 de outubro. O longa foi exibido em Toronto, em Telluride e em outros festivais.

No filme, baseado em fatos, acompanhamos as mudanças drásticas no Vaticano. Anthony Hopkins e Jonathan Price interpretam, respectivamente, os papas Bento e Francisco. Apesar de suas diferentes visões de mundo —uma conservadora e outra liberal—, os dois precisam entrar em acordo para encontrar um novo caminho para a Igreja Católica.

Mostra Brasil

Cerca de 60 longas brasileiros serão exibidos na 43ª Mostra. Eles integram as seções Apresentação Especial, Competição Novos Diretores e Perspectiva Internacional. Os filmes que estão na Perspectiva Internacional são inéditos em São Paulo, assim como os da Competição Novos Diretores, que exibe títulos de cineastas que contam com até dois longas no currículo.

Neste ano, o festival também promove sessões que serão seguidas de debates especiais com os respectivos diretores e/ou produtores, na própria sala, com duração de uma hora após a exibição. Os títulos que integram a série Encontros são: Depois a Louca Sou Eu, Diz a Ela que Me Ouviu Chorar, Irmãos Freitas, Passagens, Amazônia Sociedade Anônima e A Grande Muralha Verde.

Lançamentos de Livros

Em parceria com a editora Ubu e o Ventre Studio, a Mostra lança Em tempos como estes… Correspondências (1929-1994), livro composto de cartas de Efratia Gitai, mãe do cineasta Amos Gitai. Parte da correspondência também terá leitura aberta ao público durante a Mostra, que será realizada por atores.

O pai do cineasta, Munio Weiraub, foi um dos judeus condenados pelos nazistas a deixar a Alemanha, largando seus estudos na Bauhaus. O seu exílio e o processo que levou a escola criada por Walter Gropius (1883 -1969) a encerrar as atividades em 1933, sob a pressão das tropas hitleristas, Gitai condensou em um longa, Lullaby to my Father.

Além dessa obra, a Mostra promove noites de autógrafos de outros cinco livros, que ocorrem sempre das 19h às 22h na Livraria Blooks do shopping Frei Caneca. Em 22/10, apresenta Paulínia – Uma História de Cinema, de João Nunes, e dia 23/10, Atrás das Câmeras – Cineastas Brasileiras de 1930 a 2018 (Estação Liberdade).

Cinema para Russos, Cinema para Soviéticos, de João Lanari Bo (Bazar do Tempo) é lançado no dia 24 e, em 28/10, é a vez de Cao Guimarães, de Consuelo Lins (7 letras). No dia 29, serão dois lançamentos da ABRACCINE: Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil (Letramento), organizado por Paulo Henrique Silva, e Curta Brasileiro – 100 Filmes Essenciais (Letramento), organização de Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva.

Aplicativo

O aplicativo da Mostra traz toda a programação do evento e notícias em tempo real. O programa também permite a compra de credenciais digitais, agenda de programação de títulos escolhidos, reserva de ingressos para credenciados e compra de ingressos individuais. O app pode ser baixado em Android (a partir da versão 7) e em IOS (a partir da versão 12).

Convidados

Estão confirmadas, até o momento, as vindas de Leonardo Sbaraglia, ator de Wasp Network, Olivier Assayas, diretor de Wasp Network que também ganha retrospectiva e o Prêmio Leon Cakoff, Edgar Ramírez, ator de Wasp Network, Willem Dafoe, ator de O Farol, Robert Eggers, diretor de O Farol, que também fará uma masterclass durante a Mostra, Fernanda Montenegro, atriz de O Juízo, Elia Suleiman, diretor de O Paraíso Deve Ser Aqui que recebe o Prêmio Humanidade, Sebastián Borensztein, diretor de A Odisseia dos Tolos, Amos Gitai, diretor homenageado com o Prêmio Leon Cakoff e com a exibição de dois longas e que lança o livro Em Tempos como Estes.

Juan Minujín, ator de Dois Papas, Gonçalo M. Tavares, escritor premiado, autor de Jerusalém, François-Xavier Drouet, diretor de O Tempo das Florestas, Mischa Hedinger, montador de O Espelho Africano, Magaly Solier, atriz de Vivir Ilesos, Anthony Shim, diretor de Filha, Fernando Spiner, diretor de A Boia, Magu Schavelzon, produtora-executiva de A Boia, Masa Neskovik, diretora de Assimetria, Mira Janjetovic, atriz de Assimetria, Oscar Sánchez, diretor de Mataindios, David Charles Rodrigues, diretor de Gay Chorus Deep South, Elsa Kremser e Levin Peter, diretores de Cãesdo Espaço.

Emilio Santoyo, diretor de O Desejo de Ana, Catalina Arroyave, diretora de Os Dias da Baleia, Jaime Guerrero Naudin, produtor de Os Dias da Baleia, Nicolas Graux, diretor de O Século da Fumaça, Steven Oritt, diretor de Meu Nome É Sara, Benjamin Bond, diretor de The Drifters, Savas Ceviz, diretor de Mente Perversa, Tiago Guedes, diretor de Tristeza e Alegria na Vida dasGirafas, Alexe Poukine, diretora de O Que Não Mata, PJ Letofsky, diretor de Neutra – Sobrevivência Através do Design, Paz Lazaro, selecionadora da Mostra Panorama do Festival de Berlim, Sebastian Brameshuber, diretor de Movimentos de uma Montanha Próxima.

Ulrich Thomsen, diretor de Guterbee, Rodrigo Guerrero, diretor de Venezia, Ezequiel Yanco, diretor de La Vida en Común, Matti Kinnunen, diretor de Tempo de Espera, Louis Godbout, diretor de Mont Foster, Mariette Rissenbeek, diretora-executiva da Berlinale, Amir Escandari, ator de Aurora, Burak Çevik, diretor de Pertencer, Jaione Camborda, diretor de Arima, Udita Bhargava, diretora de Poeira, e Norbert ter Hall, diretor de Mi Vida.

Circuito

A programação da 43ª Mostra Internacional de Cinema ocorrerá em 34 salas de 28 locais de exibição: Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, Cinearte (Salas 1 e 2), Cinemateca Brasileira – Sala BNDES, Cinesala, CineSesc, Espaço Itaú de Cinema – Augusta (Salas 1 e 4), Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (Salas 1, 2, 3, 4, 5), Instituto Moreira Salles (IMS Paulista), Itaú Cultural, MIS, Petra Belas Artes (Sala Villa-Lobos), Reserva Cultural (sala 1), Spcine Olido, Spcine Paulo Emilio – CCSP e Spcine Lima Barreto – CCSP.

Circuito Gratuito: Instituto CPFL (sala Umuarama), SESC Belenzinho, SESC Campo Limpo, SESC Osasco – Tenda, Theatro Municipal de São Paulo, MASP (Vão Livre), Cinesesc, CEU Aricanduva, CEU Caminho do Mar, CEU Meninos, CEU Vila Atlântica, CEU Jaçanã e Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes

Central da 43ª Mostra Internacional de Cinema

Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073, (em frente ao Horsa I). São Paulo / SP.

Informações: De 07 a 11/10, das 12h às 18h. Vendas: De 12 a 30/10, das 11h às 21h.

Estande para troca de ingressos: Frei Caneca (Shopping Frei Caneca, 3º andar, ao lado das bilheterias do cinema). Trocas: De 17 a 30/10, das 12h às 21h

Valores:

Permanentes e Pacotes Promocionais: Permanente Integral: R$ 500,00; Permanente Integral Folha (15% de desconto para o titular da assinatura, mediante apresentação da carteirinha de assinante): R$ 425,00; Permanente Especial (para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas): R$ 117,00; Permanente Especial Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17h55, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas): R$ 99,45

Pacote de 40 ingressos: R$ 374,00; Pacote de 20 ingressos: R$ 220,00

*O desconto de 15% da Folha é válido somente para o assinante titular, pessoa física

* Desconto de 50% na compra de até dois ingressos por sessão de filme da Mostra na bilheteria dos cinemas, para a força de trabalho do sistema Petrobras (devidamente identificada com crachá funcional) e para Titulares do Cartão Petrobras (mediante apresentação do mesmo)

* Preço promocional para comerciários no CineSesc

Ingressos Individuais: Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia). Sextas, Sábados e Domingos: R$ 24,00 (inteira) | R$ 12,00 (meia)

* Para adquirir ingressos no dia da sessão, somente nas salas de cinema.

* A Central da Mostra não vende ingressos avulsos, apenas os pacotes.

Vendas pela Internet: No site www.veloxtickets.com, o ingresso poderá ser adquirido com antecedência de três dias a um dia, da sessão.

Mais informações: www.43.mostra.org.

da Redação CFNotícias