Confira números e curiosidade de “Jogador Nº1”


A Warner Bros. Pictures divulga números e curiosidades sobre o longa Jogador Nº1, dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Tye Sheridan, Olivia Cooke, Mark Rylance e Ben Mendelsohn. O filme segue em cartaz nos cinemas brasileiros. Confira abaixo:

1º       … longa-metragem ambientado em um universo virtual do diretor que mudou o jogo e cujos filmes revolucionários transformaram as bilheterias, reformularam a cultura, conquistaram Oscars e inspiraram gerações de criadores… incluindo o autor e co-roteirista de Jogador Nº1, Ernest Cline.

1º       … livro de Ernest Cline, cuja história prevê um futuro imerso na cultura pop dos anos 80. Publicado em 2011, Jogador Nº1 tornou-se um fenômeno mundial, impresso em 58 países e traduzido para 37 idiomas. Para Cline, ver sua visão ganhar vida através dos olhos do icônico cineasta que ajudou a moldá-la é, “mais do que um sonho tornado realidade – não é nem mesmo um sonho que eu ousaria ter sonhado”.

2        … produções foram feitas: uma filmada no estúdio da Warner Bros. em Leavesden, Inglaterra, que ampliou as fronteiras das tecnologias de produção de filmes digitais; a outra é um filme em live action tradicional filmado em sets e locações reais em todo o Reino Unido – perfeitamente costurado por Spielberg e sua equipe para levar o público em um passeio selvagem para o futuro de Jogador Nº1.

2        … versões do mesmo personagem foram feitas pelo jovem elenco – uma de carne e osso e outra digital – que se unem nos dois mundos para se tornar o grupo de heróis improváveis conhecidos como Os Cinco do Topo:

  • Tye Sheridan como Wade Watts, um tímido solitário cujo avatar, Parzival, é tudo o que ele deseja ser;
  • Olivia Cooke como Samantha (também conhecida como Art3mis no jogo), uma lenda do OASIS que é tão destemida como sua versão digital;
  • Lena Waithe como a melhor amiga de Parzival, Aech, meio-homem, meio-máquina e durona tanto na vida real quanto no OASIS – apenas de um gênero diferente – como Helen;
  • Win Morisaki como o tímido Toshiro (também conhecido como Daito), um poderoso e altamente letal guerreiro samurai no OASIS;
  • Philip Zhao como Sho, um mestre das artes marciais chinês que na vida real é um sarcástico garoto de 11 anos chamado Zhou.

3º       … filme mais difícil que Spielberg já fez, de acordo com ele mesmo, depois dos sucessos lendários ‘Tubarão’ e ‘O Resgate do Soldado Ryan’ – todos difíceis pelo mesmo motivo: o desafio de criar uma experiência cinematográfica que pareça palpavelmente real para o público – colocando-os no barco de pesca Orca nas praias de Amity Island, na linha de fogo de Omaha Beach, e atravessando uma maravilha digital que confunde a linha entre o real e a vida digital.

6        … torres nas Pilhas de Columbus foram construídas a partir de 60 trailers transportados para Leavesden, depois empilhados camada por camada em uma espinha dorsal de vigas de aço pesadas em uma colaboração entre o departamento de arte de Stockhausen, liderado pelo diretor sênior de arte Stuart Rose, e as equipes de efeitos especiais e acrobacias. Uma vez que Spielberg e seu elenco e equipe finalizaram as sequências nas Pilhas no enorme set – tão grande que podia ser visto da autoestrada M25 – os artistas da Digital Domain aumentaram e expandiram em 10 vezes a paisagem urbana decadente vista no filme.

9        … veículos icônicos entre os muitos que se acidentam na Nova York hiper-estilizada durante o trailer do filme – o DeLorean de Parzival; a moto de Kaneda, do anime ‘Akira’, pilotada pela Art3mis; e Aech ao volante do caminhão-monstro Bigfoot em uma corrida virtual com lendas como o Interceptor de ‘Mad Max’, o Mach 5 de ‘Speed Racer’, o Plymouth Fury 1959 do filme ‘Christine – O Carro Assassino’, a van de ‘Esquadrão Classe A’, o carro de F1 de ‘Pole Position’ e o Batmóvel de 1966.

13      … semanas foram necessárias para completar a fotografia principal no Jogador Nº1, com o elenco e a equipe capturando as cenas do OASIS em Leavesden antes de filmar a parte de live action em Birmingham, Londres e Sun Park, Surrey.

14      … meses após a gravação de Jogador Nº1, Tye Sheridan finalmente conseguiu ver Parzival renderizado enquanto estava no palco com seu companheiro de elenco Simon Pegg, dando aos fãs brasileiros uma prévia do filme na Comic Con Experience em São Paulo.

19      … anos depois de fazer sua inesquecível estreia no clássico de animação homônimo de Brad Bird, o Gigante de Ferro retorna à tela grande para unir-se aos Cinco do Topo na épica batalha final de Jogador Nº1.

80%    … das referências da cultura pop no roteiro foram liberadas para aparecer em Jogador Nº1, abrindo caminho para uma colisão épica de ícones como King Kong, Coringa, Mobile Suit Gundam, Gandalf, Chucky, Freddy Krueger, Lara Croft, Duke Nukem, o Master Chief de ‘Halo’, as avestruzes de ‘Joust’, Dizzy Wallin de ‘Gears of War’, Chun-Li, Blanka, Sagot e Ryu de ‘Street Fighter’, e muitos, muitos mais – um feito incrível realizado pelo supervisor de projetos especiais do filme, Deidre Backs.

da Redação CFNotícias