Confira o trailer e o pôster de ‘Antonia – Uma Sinfonia’


Acabam de ser divulgados o trailer e o pôster de “Antonia – Uma Sinfonia”, longa da diretora e roteirista holandesa Maria Peters, que reconta a trajetória de Antonia Brico (Christanne de Bruijn), a primeira mulher a reger, com sucesso, uma grande orquestra no final da década de 1920.

Peters conta que há muito tempo sentia vontade de realizar um filme sobre sua conterrânea, dando luz à história de uma mulher que rompeu com os padrões estritamente masculinos da música erudita. “Infelizmente, a obscuridade é um destino que muitas artistas femininas já tiveram ao longo dos tempos. Talvez seja esse esquecimento que mais me estimule a escrever e dirigir essa história. A vida notável de Antonia Brico deve ser uma fonte de inspiração”.

Ainda criança, Antonia se muda com seus pais da Holanda para os Estados Unidos. Em 1926, aos 24 anos, a jovem já sonhava em se tornar maestrina, mas nem mesmo seu professor de piano a estimulava. Disposta a tudo e sem nada a perder, ela volta à sua terra natal, onde implora uma chance ao famoso maestro Mengelberg.

Desconfortável com a situação, ele a envia para Berlim onde, contrariando todas as expectativas, ela tem a chance de estudar na Academia Estadual de Música e se torna a primeira mulher a reger a Orquestra Filarmônica de Berlim. Mas, nada na vida de Antonia seria fácil: quando finalmente seu sonho parece próximo, o amor de sua vida a coloca numa posição de difícil escolha.

Para a diretora, além de uma inspiração, a vida de Antonia Brico serve como uma reflexão também para os dias atuais: “Hoje, parece que não existem grandes maestrinas no mundo; elas estão totalmente ausentes do top 20 dos regentes mais famosos. As artistas do sexo feminino devem se contentar com um lugar à margem. Sempre foi assim. E se não fizermos nada a respeito, continuará sendo assim”, comenta Peters.

“Antonia – Uma Sinfonia” estreia em agosto nas plataformas Now, Vivo Play, iTunes, Apple TV, Google Play, YouTube Filmes, Claro Vídeo e Sky Play.

da Redação CFNotícias