Conheça a lenda de Wendigo que será abordada no terror “Espíritos Obscuros”


Com direção de Scott Cooper e produção de Guillermo del Toro, Espíritos Obscuros é o novo filme da Searchlight Pictures, que estreia dia 28 de outubro nos cinemas.

Baseado no conto The Quiet Boy, de Nick Antosca, a história gira em torno de cidade isolada do estado de Oregon (EUA), onde uma professora do ensino fundamental (Keri Russell) e seu irmão xerife (Jesse Plemons) se envolvem com um enigmático aluno (Jeremy T. Thomas), cujos sombrios segredos levam a encontros aterrorizantes com uma lendária criatura ancestral que aparece diante deles.

A criatura é baseada no Wendigo, da mitologia das tribos indígenas americanas. Confira abaixo algumas curiosidades sobre esse espírito obscuro:

O QUE É O WENDIGO?

O Wendigo (também encontrado como “winddsgvigo” ou “wetiko”) é uma criatura mitológica semelhante a um cervo e/ou espírito maligno, que vive nas florestas do norte da Nova Escócia, na costa leste do Canadá e na região dos Grandes Lagos do Canadá. Segundo o povo indígena Anishinaabe, o termo Wendigo significa “ganância”.

A ORIGEM DA LENDA

O Wendigo é amplamente conhecido como uma criatura destrutiva e canibalista associada ao inverno, ao frio e à fome, e está presente no sistema de crença tradicional de muitos povos de língua algonquiana, incluindo Ojibwe, o Saulteaux, o Cree, o Naspapi e o Innu.

“Nos anos 1990, havia um senso de que o Wendigo poderia ter sido inspirado pelo contato indígena com nações europeias”, diz Grace T. Dillon, do povo Anishinaabe e Conselheira Nativa Americana, que ofereceu uma expertise única para a produção de Espíritos Obscuros.

“Dentro da minha comunidade – tenho família tanto em Garden River em Ontário, Canadá, como em Bay Mills Nation na Península Superior de Michigan – temos falado sobre muitos aspectos do Wendigo. Ele pode se manifestar de muitas formas, mas é sempre, em primeiro lugar, um espírito”, completa.

A RELAÇÃO DO WENDIGO COM O MEIO AMBIENTE

O cineasta Chris Eyre – membro do Conselho Anishinaabe Nativo Americano – também auxiliou a produção de Espíritos Obscuros e explica que o Wendigo é uma metáfora particularmente pungente para as turbulentas relações que os humanos têm agora com a Terra.

“O Wendigo traz uma mensagem de que se você invadiu um território que não estava autorizado a invadir, ele irá consertar esta situação”, diz Eyre. “A maior mensagem é que a Terra está aqui há milhões de anos. Mas nós nunca podemos destruí-la; ela irá nos destruir. Ela não precisa de nós para viver”, finaliza.

da Redação CFNotícias