Go to ...
CFNotícias on YouTubeRSS Feed

Crítica: A História de uma Nomeação


Baseado em fatos reais, “A História de Uma Nomeação” (The Story of an Appointment) é um drama histórico que mostra o famoso escritor russo, Conde Liev Nikolaevitch Tolstói (Evgeni Kharitonov) em meio a uma comovente trama, através da qual acompanhamos Grigory Kolokolstsev (Aleksei Smirnov), jovem tenente da capital, filho de um general importante, cujas ideias avançadas e por desavenças com seu pai, é enviado para servir em um regimento de infantaria em uma pequena cidade da Rússia, onde também reside o conde Tolstói.

Depois de uma série de acontecimentos, Grigory acaba presenciando um evento que é considerado um crime de guerra e é acusado por ele, o que faz com que precise enfrentar um recém-criado tribunal militar. Grigory, que se tornou amigo de Tolstói, pede ajuda ao escritor, que, acreditando em sua inocência, decide ser advogado do soldado acusado de forma injusta.

A história aborda de forma comovente a complexidade das escolhas que fazemos e a lealdade aos próprios ideais, mostrando os entraves da burocracia militar e seus efeitos na vida dos personagens.

As figuras do regimento são bem construídas, com suas pequenas histórias particulares. “A História de Uma Nomeação” também aborda um pouco da vida da família de Tolstói, e como o amor do escritor pelo povo russo interfere em sua rotina familiar.

Dirigido por Avdotia Smirnova, que também escreveu o roteiro com a contribuição de Anna Parmas e Pavel Basinsky, o longa, que se passa no final do século XIX, demonstra uma grande atenção a detalhes, com um ótimo cenário e um figurino muito bem construído.

Uma boa escolha para quem gosta de dramas históricos, ou se interessa pela história da Russa ou do escritor Liev Tolstói. Disponível na programação do 2º Festival de Cinema Russo no Brasil. Para acessar a plataforma do festival, acesse os sites da Spcine: www.spcineplay.com.br e www.spcine.com.br. Você será direcionado para a plataforma de exibição, Supo Mungam Plus, onde basta fazer um breve cadastro e assistir aos filmes diretamente, de forma gratuita.

por Isabella Mendes – especial para CFNotícias

*Título assistido via streaming a convite da Supo Mungam Plus.