Crítica: Arremesso Final


Quem gosta de basquete e cresceu na década de 1990 certamente acompanhou o fantástico time do Chicago Bulls, liderado pelo treinador Phil Jackson e o melhor jogador da história da modalidade, Michael Jordan. Para quem quiser relembrar ou conhecer melhor a trajetória do astro na NBA (National Basketball Association), “Arremesso Final” (The Last Dance), série lançada pela Netflix, é uma ótima pedida.

O documentário com 10 episódios é sensacional e emocionante, já que traz ótimos detalhes e revelações dos bastidores turbulentos sobre os seis títulos dos Bulls, principalmente o último, conquistado na temporada de 1997/98.

Turbulentos? Vejamos: antes de começar a então temporada final, o Gerente Geral da equipe (Jerry Krause) chega para o treinador e diz que ele não ficará no ano seguinte, mesmo ganhando todos os jogos. Depois, o melhor jogador afirma que não atuará para outro comandante a não ser o que está lá e, por último, o fiel escudeiro do astro, que é um dos cinco melhores jogadores do mundo, sabe que provavelmente não terá seu contrato renovado.

E tem mais! Dennis Rodman, um dos atletas mais espalhafatosos da NBA, chega no meio de uma decisão e fala que precisa de férias e vai simplesmente curtir Las Vegas, não dando satisfação por dias.

E a boa notícia para o espectador é que tem muito mais a ser contado. Com Jordan recebendo o foco principal (nada mais justo!), vemos os detalhes de como derrotou o Utah Jazz mesmo com uma forte intoxicação alimentar e de sua desavença com Isiah Thomas, estrela do Detroit Pistons que se negou a cumprimentar os jogadores do Bulls ao ser derrotado na final de conferência de 1991/1992.

Além disso, conhecemos melhor a personalidade competitiva de Jordan, o que o levou a ter grandes conflitos com os companheiros de time, entre eles Scottie Pippen, seu principal parceiro em quadra, e Steve Kerr (hoje técnico do Golden State Warriors).

Outro dado interessante da obra acontece no episódio cinco, em que passa o processo da criação do famoso tênis “Air Jordan”. Neste capítulo, passamos a entender melhor a causa do Camisa 23 ser até hoje considerado um gênio na indústria esportiva como um todo. O curioso é que ele não queria nem ouvir a proposta inicial da Nike. Já pensou?

É melhor parar agora pois não quero estragar as surpresas e as emoções que o documentário reserva. Uma coisa é fato: “Arremesso Final” é maravilhosa e histórica não só para os amantes da bola laranja e Michael Jordan, mas também para os fãs de esporte.

por Pedro Tritto – Colunista CFNotícias