Crítica: Não vamos pagar nada


Estreia hoje, 08 de outubro, em cinemas selecionados, a divertida comédia nacional “Não vamos pagar nada”, estrelada por Samantha Schmütz, Edmilson Filho, Flávia Reis, Fernando Caruso, Flávio Bauraqui e Leandro Soares. O longa é a primeira direção cinematográfica de João Fonseca e é a adaptação para o cinema da peça homônima do dramaturgo italiano Dario Fo.

Apesar do texto da peça original ter sido escrito em 1974, o tema, que trata sobre a fome, o desemprego e a alta de preços, se demonstra incrivelmente atual e em consonância com o momento pelo qual o Brasil está passando.

Ainda que o roteiro assinado por Renato Fagundes, mostre um assunto aparentemente trágico, ele consegue ser leve e bem humorado, fazendo rir ao mesmo tempo em que apresenta uma crítica social pertinente.

Na história, acompanhamos Antônia, interpretada por Samantha Schmütz, uma mulher desempregada que se esforça para administrar a casa da melhor forma possível e que é casada com João (Edmilson Filho), um trabalhador simples e honesto. A trama começa quando Antônia vai ao mercado e percebe que devido aos valores abusivos, aumentados pelo novo dono do mercado do bairro, não conseguirá comprar quase nada.

Tudo piora quando ao procurar um funcionário do mercado, interpretado por Criolo, percebe que ele vai remarcar os preços e deixar tudo ainda mais caro. A protagonista então começa a reclamar dos preços e sua revolta contagia as outras mulheres do mercado que em um impulso decidem: não vamos pagar nada!

Tem início um saque ao mercado e Antônia leva o que encontra pela frente, mas quando chega em casa tem que esconder as sacolas de compra não só do marido, mas também dos policiais que surgem para investigar o caso.

Com um bom entrosamento entre os atores, o longa diverte e, apesar de algumas situações se esticarem em excesso, tem uma fluidez interessante e é uma ótima pedida para quem quer rir.

A vasta experiência teatral do diretor transparece na tela e dá à produção uma personalidade própria. Samantha Schmütz demonstra mais uma vez seu talento em fazer comédia, com uma personagem com a qual muitos brasileiros podem se identificar e faz um ótimo par em cena com a atriz Flávia Reis que interpreta sua melhor amiga Margarida.

“Não vamos pagar nada” é uma boa comédia, que apesar de tratar de temas difíceis – ainda que comuns – o faz de forma esperançosa e bem humorada. A música “Gente”, de Caetano Veloso, aparece de uma forma muito bonita e nos faz refletir com a estrofe “gente nasceu para brilhar, não para morrer de fome”.

Além de estrear em cinemas selecionados, a partir do dia 15 de outubro o filme também estará disponível em plataformas para aluguel virtual, e no catálogo do canal e streaming Telecine Premium pelo selo Telecine Première.

por Isabella Mendes – especial para CFNotícias

Crédito das imagens: Helena Barreto.

*Título assistido via streaming.