Crítica: NCIS (Nona Temporada)


Quem acompanha a série NCIS desde a primeira temporada certamente criou uma forte identificação com a equipe de investigadores, liderada pelo Agente Especial Leroy Jethro Gibbs (Mark Harmon). Mesmo com a saída de Caitlin Todd (Sacha Alexander), em 2005, o time continuou forte com a chegada de Ziva David (Cote de Pablo).

Desde a terceira temporada, o que se vê é um grupo se tornando mais sólido a cada caso que aparece. Durante o nono ano, mais uma vez temos bons episódios que servem para fortalecer os protagonistas. Ele pode não ter a melhor trama da história do seriado, mas contém momentos marcantes, principalmente em sua reta final.

Nela, os heróis precisam encontrar o empresário Harper Dearing (Richard Schiff), um milionário que começa a ameaçar a NCIS. Neste momento, vale destacar a participação de Jamie Lee Curtis (Halloween), como a psicóloga Samantha Ryan. Bem segura no que faz, é interessante acompanhar a astúcia dela até na hora de driblar Gibbs ao comandar uma investigação.

Outro momento importante é visto no capítulo “Life before his eyes” (Vida antes dos seus olhos, em tradução livre), o de número 200 do programa. Nele, o detetive entra numa lanchonete e acaba sendo ameaçado de forma surpreendente por um sujeito misterioso.

Além de registrar uma marca histórica para essa série de TV, o episódio nos emociona pois coloca Gibbs frente a frente com os tristes acontecimentos do passado que mudaram a sua vida. Por mais que sejam assuntos repetidos, é emocionante ver o protagonista lutando contra os arrependimentos e os remorsos que adquiriu ao longo da vida.

Iniciada em 20 de setembro de 2011 e encerrada em 15 de maio de 2012, a nona temporada de NCIS é uma das mais chocantes, já que possui um final comovente, com grandes ganchos para a sequência. E mais, ao testar o limite emocional do líder dos investigadores em um momento crucial da trama, ela reforça que o seu protagonista continua firme e interessante para o que está por vir.

Guia de episódios:

  1. Nature of the beast

 

  1. Restless

 

  1. Penelope’s papers

 

  1. Enemy on the hill

 

  1. Safe harbour

 

  1. Thirst

 

  1. Devil’s triangle

 

  1. Engaged – Part 1

 

  1. Engaged – Part 2

 

  1. Sins of the father

 

  1. Newborn king

 

  1. Housekeeping

 

  1. A desperate man

 

  1. Life before his eyes

 

  1. Secrets

 

  1. Psych out

 

  1. Need to know

 

  1. The Tell

 

  1. The good son

 

  1. The missionary position

 

  1. Reckindled

 

  1. Playing with fire

 

  1. Up in smoke

 

  1. Till death do us part

 

por Pedro Tritto – Colunista CFNotícias