Go to ...
CFNotícias on YouTubeRSS Feed

Crítica: Snowden – Herói ou Traidor


Poster de Snowden

Herói ou traidor? Muitos têm essa dúvida quanto a Edward Snowden, ex-funcionário da NSA (Agência de Segurança Nacional) que revelou detalhes de vários programas do sistema de vigilância utilizado nos Estados Unidos. O fato é que o diretor Oliver Stone (Platoon), a partir dessa questão, transformou o jovem americano em um personagem bastante interessante em “Snowden: Herói ou Traidor”.

E não é só por narrar de maneira dinâmica a trajetória do protagonista, mas também por abordar um tema importante e atual, já que segurança continua sendo um assunto bastante presente nos debates das principais organizações mundiais. O longa é eficaz pois possui um ritmo acelerado, que mantém o tom de suspense e até dramático do início ao fim.

A história começa com os jornalistas Glenn Greenwald (Zachary Quinto) e Ewen MacAskill (Tom Wilkinson), juntamente com a documentarista Laura Poitras (Melissa Leo), se encontrando com Snowden (Joseph Gordon-Levitt) em Hong Kong, para justamente revelar os maiores segredos que cercam a américa.

A partir daí, temos flashbacks da vida do rapaz que nos contam como foi o seu afastamento das forças armadas, sua entrada na NSA, seu crescimento na CIA, sua relação amorosa com a jovem Lindsay Mills (Shailene Woodley) e a sua desilusão ao descobrir como as operações aconteciam de verdade.

Por mais que a atitude de Snowden seja polêmica para muitos, o maior trunfo do longa é justamente não tomar partido, ou seja, o próprio espectador pode tirar suas próprias conclusões em relação a ele ser um herói nacional ou um traidor.

Nesse caso, vale destacar a atuação de Joseph Gordon-Levitt que, além de reproduzir muito bem o tom da voz original do analista, é intenso na hora de mostrar os dilemas que cercam o personagem. Há também méritos para Oliver Stone, que mostra em cada cena uma preocupação admirável em apresentar de forma clara as motivações e as razões do protagonista em fazer o que fez.

Apesar de não ser um filme de espionagem propriamente dito, com grandes explosões e perseguições, “Snowden: Herói ou Traidor” é um longa fundamental para quem gosta do gênero, pois, além de ser a biografia de um personagem histórico, nos permite entender melhor como funciona esse mundo obscuro, cheio de mistérios e intrigas.

Por Pedro Tritto – Colunista CFNotícias

Tags: ,