Crítica: Tolkien


Os fãs das sagas de J.R.R. Tolkien têm um novo motivo para comemorar: chega aos cinemas a biografia sobre sua vida e obra. Mas , é claro, com pitadas de fantasia e muita emoção.

“Tolkien” trata da formação humana / pessoal do autor, desde sua infância pobre, até o encontro com seus grandes amigos que ficarão para a vida toda. Também ganham destaque as experiências na Primeira Guerra Mundial e a descoberta do amor de sua vida. É uma linha de tempo cronológica muito bem elaborada e fiel aos fatos narrados.

Ao mostrar o início da produção de seus memoráveis e conhecidos mundialmente contos da Terra-Média, a produção agradará a todos os tipos de fãs: os leitores e os cinéfilos, pois a interpretação de Nicholas Hoult está magistral e acreditamos realmente que ele é o autor em seus anos que antecederam a criação de “O Senhor dos Anéis”.

Há drama, ação e amor evolvido nessa obra que permitirá uma imersão na vida do criador de personagens icônicos como Frodo, Smigol e Bilbo, além de ter desenvolvido uma língua inteira para seus romances. Esta questão linguística também é explorada no filme, pois vemos como foi traçado o destino do autor durante sua passagem pela universidade de Oxford e como um professor foi importante em sua formação.

Um ponto de interesse é observar os detalhes que ajudaram a desenvolver toda a trama da Terra-Média, de onde vieram algumas ideias e insights que auxiliaram na composição as dinâmicas que amamos em suas publicações.

Prepare seus sapatos de caminhada e vá ao cinema para um aventura sobre a vida de uma pessoa fascinante assim como é sua obra.

Por Clóvis Furlanetto – Editor Elfo