Crítica: Um Lugar Silencioso – Parte II


Chega aos cinemas a sequência de “Um Lugar Silencioso”, grande sucesso de 2018. “Um Lugar Silencioso – Parte II” (A Quiet Place Part II) é a continuação que irá revelar mais informações sobre a terrível ameaça que se abateu sobre planeta Terra e mudou o comportamento humano de uma hora para a outra. É uma produção que mescla os gêneros de terror, suspense e drama e mexe com os nervos dos espectadores.

Quando fomos apresentados à trama, no capítulo anterior, o segredo do que acontecia no mundo era geral. De repente a humanidade foi obrigada a ficar em silêncio, pois qualquer ruída era motivo para ataques de criaturas maléficas que só foram reveladas nos momentos finais da produção.

Agora, acompanhamos o retorno de Evelyn (Emily Blunt) e seus três filhos, Regan (Millicent Simmonds), Marcus (Noah Jupe) e o bebê recém-nascido que lutam pela sobrevivência. A família continua em busca de um local seguro quando encontram Emmett (Cillian Murphy), um velho amigo da que também está escondido e não fica muito feliz com esta reaproximação e agora precisa decidir o que fazer com estes visitantes indesejáveis.

Em “Um Lugar Silencioso – Parte II”, temos a oportunidade de ver alguns flashbacks dos personagens mostrando como se deu a invasão das criaturas na Terra e como foram os primeiros dias de confronto, muitas dúvidas que tivemos anteriormente são sanadas, mas outras ainda ficam no ar.

Claro, pois qual seria a graça de se explicar tudo? O mistério é que garante um bom suspense e o final não poderia ser mais misterioso e emblemático, com a apresentação de uma solução para a humanidade tentar revidar o ataque, pois até o momento os seres humanos tentam apenas sobreviver.

Com uma direção magistral de John Krasinski (que também escreve o roteiro), a narrativa é conduzida por caminhos que não consegui antecipar: sustos ocorrem a cada nova descoberta e isto é sensacional, pois normalmente estamos tão acostumados aos estilos comuns em obras como esta que nem impressionamos mais. O roteiro é denso e complexo, o que colabora para este filme ser bem aceito e ser visto mais de uma vez para podermos assimilar todos os detalhes.

Vá ao cinema com todos os cuidados necessários e não faça barulho, pois qualquer ruído em falso poderá atrapalhar sua imersão nesta produção emocionante.

por Clóvis Furlanetto – Editor Silencioso

*Título assistido em Cabine de Imprensa promovida pela Paramount Pictures.