Crítica: Velozes & Furiosos 9


Chega aos cinemas a nona parte da franquia de sucesso que exatos 20 anos, conquista novos fãs e mantém em alta velocidade os seus adeptos mais antigos. “Velozes & Furiosos 9” promete (e entrega) muita ação e aventura.

Dom Toretto (Vin Diesel) está de volta com sua equipe de velocistas das estradas com muita adrenalina e perigo. Nesta empolgante sequência, vemos o protagonista mais tranquilo, vivendo com seu filho Brian e com a sua parceira Letty (Michelle Rodriguez) em uma bucólica cabana.

Mas não dura muito essa paz, pois uma grande ameaça surge e Dom e sua turma enfrentarão um vilão que possui um passado com os Toretto, pois é Jakob (John Cena) o irmão desaparecido de Dom quem assume a posição de antagonista.

Quem nunca assistiu a nenhum filme da franquia não terá problemas em acompanhar a trama, mas sugiro que depois veja os demais para poder entender várias piadas internas e algumas citações que serão facilmente percebidas pelos fãs.

E outra coisa: não vá ao cinema esperando um roteiro impecável, esta não é a proposta da trama; Como em um bom capítulo da franquia, temos carros rápidos, pessoas realizando proezas incríveis e inacreditáveis, assim como cenas voltadas ao assunto principal da perseguição dos Toretto e de sua relação familiar, pois há uma rixa antiga e grave entre os irmãos que poderá causar um desastre mundial (e não é exagero).

Uma das grandes e esperadas novidades é a volta do personagem Han (Sung Kang) que havia supostamente morrido na sétima sequência, mas que retorna em grande estilo, causando uma verdadeira reviravolta na trama. E antes que me acusem de dar algum spoiler o personagem ganhou até mesmo seu próprio cartaz individual na divulgação do filme.

Falar mais seria estragar as agradáveis surpresas desta memorável obra de ação e aventura, com carros rápidos e uma verdadeira montanha-russa de sensações. Então vá ao cinema com toda a proteção e se deixe guiar nessa maravilhosa trama.

“Não importa o quão veloz você seja, ninguém supera o passado.” (Velozes & Furiosos 9).

por Clóvis Furlanetto – Editor Mad Driver

*Título assistido em Cabine de Imprensa promovida pela Universal Pictures.