De mudança para Marte” fala sobre a possibilidade de viver em outro planeta


De mudança para Marte capa

Viver em Marte não é apenas um sonho, mas nosso destino. Partindo dessa afirmação, o autor Stephen Petranek, premiado jornalista científico e ex-editor-chefe da maior revista de ciência do mundo, a Discovery, apresenta sua tese na obra“De mudança para Marte”.

Uma incrível e complexa jornada a caminho do povoamento do planeta vermelho. Parece ficção científica, mas, segundo Petranek, a vida em Marte é um plano de apoio fundamental para a humanidade. No livro, o autor prevê que já em 2027 os primeiros astronautas irão pisar em Marte para o início de uma colonização, em busca de uma nova casa para a preservação da espécie humana.

O livro se inicia com o empolgante princípio da construção de foguetes, até chegar ao que o autor chama de a próxima corrida do ouro: a exploração do planeta vermelho. Nesta obra, ricamente ilustrada, abrangente e provocadora, que mistura história, ciência e tecnologia, Petranek explica em detalhes fascinantes como a nossa mudança para Marte irá acontecer, traçando passo a passo a chegada do ser humano naquele planeta, a instalação de uma base para habitação e o posterior processo de “terraformação” de Marte.

Esse processo, segundo o autor, poderá levar milhares de anos, fazendo com que a superfície do planeta se torne semelhante ao cenário da Costa Oeste do Canadá. Porém, muito antes disso, com a chegada dos primeiros astronautas colonizadores, em cerca de 20 anos, o desenvolvimento de um sistema habitável já terá início.

Porém, apesar de fazer projeções otimistas para a habitação de Marte, o autor conclui que a Terra não deve ser deixada de lado. “Precisamos trabalhar arduamente para salvar nosso planeta – não existe nenhum outro parecido lá fora que tenhamos conhecimento […]. Viajar para Marte pode nos dar o discernimento para ver nosso planeta sob uma perspectiva real. Nunca devemos abandonar essa visão. Mas será que poderemos fazer as duas coisas? Ser uma sociedade exploradora do espaço e ao mesmo tempo encontrar um perfeito equilíbrio com a natureza de nosso planeta? ” Ainda não existem tecnologias para obter essas respostas. Isso apenas o tempo poderá nos dizer.

Ficha Técnica:

Título: De mudança para Marte – A corrida para explorar o planeta vermelho

Autor: Stephen L. Petranek

Tradutores: Célia Regina de Lima e Júlio Monteiro

Formato: 13,7 x 18,5 cm

Nº de Páginas: 104

Acabamento: capa dura, sobrecapa com orelhas, miolo colorido com ilustrações

ISBN: 978-85-7881-353-6

Preço: R$ 42,00

da Redação CFNotícias