Dia Nacional da Fotografia: Conheça o livro-álbum infantil “Vó, para de fotografar!” da Editora Melhoramentos


O Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia é comemorado em 08 de janeiro. A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo de determinado momento e eternizá-lo!

A convergência entre gerações é o tema central do mais novo livro de Ilan Brenman, “Vó, para de fotografar!”, um lançamento da editora Melhoramentos. Mas é também sobre a importância de se eternizar recortes de lembranças em cliques pela vida afora

“A obra fala do encontro de gerações, com afeto e humor”. Assim, o escritor define a obra. A ideia nasceu no seio familiar: “Ele é totalmente inspirado na minha mãe que adora tirar fotos em todos momentos possíveis e imagináveis. Reclamamos que ela não para de fotografar, mas adoramos ver o resultado depois”, conta o escritor.

Quem não tem alguém na família que adora fazer isso? Ainda mais agora, com a função câmera fotográfica cada vez mais potente nos Smartphones. No livro, Ilan apresenta as mais variadas situações em que a avó coruja costuma clicar sua netinha, sempre ouvindo a frase protesto que dá título ao livro.

Cenas que estão presentes na maioria das famílias, como a apresentação de balé das crianças, o passeio ao zoológico, o mergulho na praia, que no livro são enriquecidas com as ilustrações bem-humoradas de Guilherme Karsten.

Se o comportamento da fotógrafa compulsiva incomodava a netinha da história de Ilan, ao se deparar com todos os cliques reunidos em um álbum, ela passa a ver a mania da avó com outros olhos.

E, para incentivar os pequenos leitores a fazer a mesma coisa, o escritor termina de uma forma inusitada: “Quando o livro estava quase pronto, veio uma ideia simples e bonita: desenhar molduras no final para a criançada colar fotos familiares ali. É um livro-álbum para guardar para sempre”, conclui.

Ficha Técnica:

Obra: Vó, para de fotografar!

Autor: Ilan Brenman

Ilustrações: Guilherme Karsten

Formato: 20,5 x 27,5 cm

Número de páginas: 32

ISBN: 978-85-06-07001-7

R$ 49,00

da Redação CFNotícias