Dicas: Cinco livros que inspiraram clássicos do cinema


Montagem de livros que viraram filmes

Psicose, Tubarão e Os Pássaros sem sombra de dúvidas estão entre os maiores clássicos do cinema. O que pouca gente sabe é que essas referências da sétima arte foram baseados em livros que também marcaram época. Há muitos longas que nasceram nas páginas dos romances. Só para ficar em 2016, basta citar a adaptação cinematográfica de Inferno, escrito por Dan Brown.

Pensando em você, que gosta de saber mais sobre as obras originais, separamos uma lista de cinco livros da editora Darkside Books que pode te ajudar a descobrir de onde vem a criatividade de grandes cineastas, como Steven Spielberg e Alfred Hitchcock.

Confira abaixo:

Psicose – Clássico de Robert Bloch, publicado em 1959, livremente baseado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. Um ano depois, Hitchcock levou a história para o cinema e chocou o mundo ao mesclar a trilha sonora potente de Bernard Hermann com a atuação emblemática de Janet Leigh na cena em que a moça é brutalmente morta no chuveiro.

Tubarão – Escrito por Peter Benchley, em 1974. Antes de Spielberg levar para o cinema um dos seus melhores filmes, Tubarão já era um fenômeno de vendas pois transformou de fato a fera em um grande vilão. Vamos combinar que, se há na natureza criaturas terríveis e assustadoras, com certeza o tubarão é uma delas.

Os Pássaros – Outro clássico de Hitchcock. Baseado no conto de Daphne du Marie, o filme chegou ao cinema em 1963. Na história, pássaros selvagens sobrevoam Londres e começam a atacar as pessoas, ferindo e até matando com brutalidade e violência.

Ed & Lorraine Warren: Demologistas – Ed e Lorraine Warren são os protagonistas de uma das melhores franquias de terror da atualidade. O livro conta a trajetória e detalhes de casos que inspiraram o diretor James Wan na hora de levar para as telas Invocação do Mal e Invocação do Mal 2.

O Massacre da Serra Elétrica Um dos longas que marcou o inconsciente coletivo com seu famoso assassino mascarado. Lançado em 1974, esse filme de terror causou pânico no público e até hoje é considerado uma obra impactante. O livro de Stefan Jaworzyn contém, além dos bastidores do filme, detalhes da vida do psicopata original que inspirou a película.

Por Pedro Tritto – Colunista CFNotícias