Dra. Nise da Silveira é tema de programação especial da Cinemateca Brasileira


NISE Cinemateca

A Cinemateca apresenta uma programação especial celebrando o revolucionário trabalho da Dra. Nise da Silveira, exibindo as cópias restauradas da trilogia “Imagens do inconsciente”, de Leon Hirszman, e a cinebiografia “Nise – O Coração da Loucura”, de Roberto Berliner.

Fruto do diálogo constante entre Nise e Leon, “Imagens do Inconsciente” é dividido em três episódios, a partir de três artistas, suas vidas e seus casos clínicos: Fernando Diniz – Em Busca do Espaço Cotidiano (a pintura em luta constante contra o caos para recuperar o espaço cotidiano); Adelina Gomes – No Reino das Mães (a pintura em luta para expulsar os fantasmas e recuperar a condição feminina); Carlos Pertuis – A Barca do Sol(a dolorosa busca da consciência da humanidade pelas lendas).

“Nise – O Coração da Loucura”, de Roberto Berliner, traz a atriz Gloria Pires no papel da médica psiquiatra Nise da Silveira no momento no qual, ao sair da prisão, volta aos trabalhos num hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro e se recusa a empregar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos. Isolada pelos médicos, resta a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a seu trabalho revolucionário.

Serviço:

15 de julho às 19h: Imagens do Incosnciente – No Reino das Mães/Em Busca do Espaço Cotidiano / A Barca do Sol

16 de julho às 17h: Imagens do Inconsciente – No Reino das Mães / Em Busca do Espaço Cotidiano; às 20h: Nise – O Coração da Loucura

17 de julho às 17h30: Imagens do Inconsciente – A Barca do Sol; 19h: Nise – O Coração da Loucura

Cinemateca Brasileira – Sala BNDES

Entrada Gratuita Largo Senador Raul Cardoso, 207 (próximo ao Metrô Vila Mariana). Vila Mariana. São Paulo/SP

Outras informações: (11) 3512-6111

www.cinemateca.gov.br

da Redação CFNotícias