Entrevista: Participamos da Coletiva de Imprensa da 43ª Mostra Internacional de Cinema


Na tarde de ontem, 05 de outubro, aconteceu a Coletiva de Imprensa da 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. O evento reuniu grandes parceiros e simbolizou o quanto a área cultural, e principalmente a indústria cinematográfica, continuam resistindo em meio às dificuldades políticas e financeiras.

Renata Almeida, presidente do evento, deu início à coletiva agradecendo a todos os parceiros envolvidos nesse projeto, e que afirmando que apesar de passarem por um ano difícil, não restaram dúvidas de que a Mostra aconteceria.

O Secretário da Cultura Alexandre Youssef comentou o quanto a questão da falta de patrocinadores tem se repetido diante dos maiores eventos culturais do país. Mencionou que as empresas públicas, principalmente as voltadas para o Governo Federal, representam desafios enormes para que esses eventos possam continuar de forma proativa em seus âmbitos culturais. Também destacou que o apoio da Prefeitura de São Paulo foi extremamente importante, já que demonstra uma resistência contra os ataques que a cultura sofre.

Laís Bodanzky, presidente da Spcine, destacou a importância da Mostra durante esses 43 anos, e disse que espera que dure por muito mais tempo, pois o evento já faz parte do famoso “Agendão” (Eventos Culturais) da cidade de São Paulo. Também comentou que os ataques sofridos na área do audiovisual são respondidos com o que o setor faz de melhor: filmes brasileiros que não param de ganhar prêmios internacionais. Complementou dizendo que entende que este é um ano atípico referente ao patrocínio, mas não na qualidade e nem na produção.

Mário Mazzili, diretor superintendente do Instituto CPFL, contou que tem sido uma imensa alegria apoiar a Mostra durante esses últimos cinco anos de parceria. Disse ainda que apesar de ser um evento internacional, o espetáculo tem uma extensão em Campinas, que é de extrema importância para a comunidade da cidade e da região.

A 43ª Mostra Internacional de Cinema acontecerá do dia 17 a 30 de outubro e irá exibir cerca de 300 filmes de diversas nacionalidades diferentes. Além disso, 27 locais da capital paulista, incluindo: o Vão do MASP, Theatro Municipal, SESC´s, centros culturais, cinemas, e seis escolas da prefeitura, receberão exibições gratuitas.

Para aqueles que não puderem acompanhar a agenda presencialmente, o serviço de streaming da Spcine Play, acrescentará em seu catálogo, 10 títulos que estarão no programa do evento.

Crédito das fotos: Victória Profirio.

por Victória Profirio – especial para CFNotícias