“Era o Hotel Cambridge” foi selecionado para o Festival de San Sebastian


h_cambridge72dpi21

“Era o Hotel Cambridge”, da diretora brasileira Eliana Caffé foi selecionado para o 64º Festival de San Sebastian, que acontece de 16 a 24 de setembro. O filme concorre na Mostra Horizontes Latinos, uma das mais importantes janelas do cinema falado em português e espanhol.

Narra a trajetória de refugiados recém-chegados ao Brasil que, juntos com trabalhadores sem-teto, ocupam um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Em meio à tensão diária da ameaça do despejo, revelam-se dramas, situações cômicas e diferentes visões de mundo.

A preparação do projeto levou dois anos e este foi gerido por um coletivo que permitiu transformar todo o edifício (que é zona de conflito real) no set criativo da filmagem. Esse coletivo foi composto por quatro frentes principais: equipe de produção do filme; lideranças da FLM (Frente de Luta pela Moradia); grupo dos refugiados e núcleo de estudantes de arquitetura da Escola da Cidade. Por meio oficinas dentro da ocupação surgiu a matéria prima para o aprimoramento do roteiro e da direção de arte.

O longa  recebeu o Prêmio da Indústria – Cine en Construcción no 63º Festival de San Sebastián em 2015, e o Hubert Buls Fund 2015 – do Festival de Rotterdam e será lançado comercialmente em janeiro de 2017 com distribuição da Vitrine Filmes.

da Redação CFNotícias