Fomos ao teatro Unimed assistir ao espetáculo “O Método Grönholm”


Até onde você iria por uma vaga de emprego? Essa é a premissa da peça “O Método Grönholm”, baseada na obra do catlão Jordi Galcerán, em 2003.

O espetáculo conta com a direção de Lázaro Ramos e Tatiana Tibúrcio, e tem no elenco Anna Sophia Folch, Luis Lobianco, Raphael Logam e George Sauma, no papel de executivos desempregados ou em transição de carreira, e são selecionados por uma multinacional para tentar uma vaga em seu quadro de empregados.

O encontro do quarteto se dá em uma sala da empresa, para realizar o que seria a última entrevista. No entanto, a prova final do processo de seleção vai se demonstrando cada vez mais estranha, com situações surpreendentes, constrangedoras, e até mesmo meio perturbadoras.

O texto ágil e certeiro faz o público ficar se perguntando até onde pode chegar uma entrevista de emprego, e até onde alguém iria para conseguir a vaga dos sonhos. O roteiro arranca boas risadas do público e consegue, ao mesmo tempo em que é cômico, construir um clima de crescente tensão, conforme os candidatos vão realizando provas cada vez menos convencionais.

Crédito: Chico Cerchiaro

Com muito humor, a peça vai aprofundando os personagens, e faz uma crítica pertinente ao mundo corporativo, que parece exigir cada vez mais de seus funcionários, deixando tênue a linha entre o certo e o errado.

Em uma época de crise econômica, a questão do emprego e desemprego se mostra ainda mais relevante. As atuações são ótimas e envolvem o público tanto nas cenas de comédia, quanto naquelas que exigem uma maior carga dramática.

Com um cenário simples, que realmente se parece com uma sala de escritório em tantas empresas pelo mundo, o foco é a atuação e dinâmica entre os atores. O texto conta com surpresas inteligentes, que fazem da peça uma ótima experiência, além de deixar todos refletindo sobre até onde valeria a pena ir para conseguir uma vaga de emprego.

“O Método Grönholm” pode ser visto no Teatro Unimed, em São Paulo, até 31 de julho. Para mais informações e compra de ingresso, clique aqui.

por Isabella Mendes – especial para CFNotícias