Go to ...
CFNotícias on YouTubeRSS Feed

Fragmentado: Conversamos com o diretor M. Night Shyamalan


No Brasil para divulgar “Fragmentado”, seu novo filme, o diretor M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido) conversou com os jornalistas em São Paulo sobre este novo trabalho. E claro que a equipe do CF Notícias marcou presença! Durante a coletiva de imprensa, o cineasta revelou detalhes da produção que estreia no país nesta quinta-feira (23).

Um dos assuntos abordados foi a origem da ideia de contar a história de um homem que sofre de um transtorno dissociativo de identidade. Na trama, o protagonista, interpretado por James McAvoy (X-Men: Apocalipse), adota mais de 20 identidades diferentes.

“A ideia de contar essa jornada surgiu há alguns anos. Agora, acho que o público está pronto para conhecê-la. Li muito sobre essa doença que colocamos no filme. Antes de escrever o roteiro conversei com centenas de psicólogos e especialistas. Para se ter ideia, tudo que está no roteiro é verdade”, disse o cineasta.

Um dos destaques do filme, sem dúvida, é justamente McAvoy. Vivendo um vilão bastante sinistro, o ator é intenso e profundo em sua interpretação. “Ele é um artista de verdade. Cada dia no set de filmagens focávamos em uma das personalidades. A cada cena gravada nós aplaudíamos seu trabalho, pois era impressionante”, comentou Shyamalan.

Aliás, o cineasta deu mais detalhes sobre o processo de escolha de cada personalidade presente no longa. Entre as principais, vale destacar Hedwig, um menino de 9 anos. O interessante é que mesmo com uma aparência bem mais velha, McAvoy consegue, com um olhar penetrante, transmitir os sentimentos e as sensações do menino.

“Nesse transtorno abordado, existem várias personalidades dentro da mente. Elas brigam entre elas e isso deixa tudo mais intenso. A pessoa necessária para a sobrevivência é quem comanda as ações. Se você entra em um beco escuro, por exemplo, você precisa do Dennis, um psicopata. Já se for a um quarto mais alegre, Hedwig é quem aparece por ser uma criança”, explicou o diretor.

Na história, Dennis (uma das personalidades do protagonista) sequestra três meninas e as tranca em um porão. Lideradas por Casey (Anya Taylor-Joy), as garotas percebem que o sequestrador muda de comportamento constantemente e passam a se comunicar com cada nova personalidade que aparece, para escaparem do local.

Para quem não conhece tanto a carreira de M. Night Shyamalan, ele é conhecido por criar finais surpreendentes. Não é o caso de “Fragmentado”, mas isso não quer dizer que o longa seja ruim. Pelo contrário! Ele até tem suas surpresas, afinal de contas, é tenso, sombrio e agoniante. Vale a pena conferir!

Por Pedro Tritto – Colunista CFNotícias

Tags: , ,