“Gabriel e a Montanha” ganha dois prêmios no Festival de Cannes


Atriz Manuela Picq Lavinas, diretor Fellipe Barbosa e atores João Pedro Zappa e Leonard Siampala, em Cannes

O longa-metragem “Gabriel e a Montanha”, do diretor carioca Fellipe Barbosa, recebeu dois prêmios nesta quinta-feira, 25 de maio, no Festival de Cannes. A coprodução entre Brasil e França foi honrada com o prêmio “France 4 Visionary Award”, oferecido ao diretor pela obra “que mostra a paixão e o entusiasmo de um novo talento da indústria cinematográfica”. O outro prêmio, o “Gan Foundation Award For Distribution”, foi dado à distribuidora francesa para alavancar a distribuição do filme na França. O filme retrata a história do economista carioca Gabriel Buchmann na África  e tem produção da TvZERO, da Gamarosa Filmes & Damned Films.

“Estou muito feliz e muito emocionado com essa conquista e esse reconhecimento. A gente teve o prêmio Revelação concedido pelo nosso conterrâneo Kleber Mendonça Filho e o prêmio de um outro júri que nos dará um apoio de distribuição na França. Estou aqui com a mãe e a irmã do Gabriel, a Fátima e a Nina, e elas estão muito emocionadas. O filme nasceu de uma forma gloriosa. Parecia que não podia ficar melhor, tivemos uma recepção muito emocionante aqui em Cannes. E espero que o filme possa ser visto em breve por vocês no Brasil. Vamos com tudo, como diria o Gabriel”, comemora Fellipe Barbosa.

O prêmio de revelação da Semana da Crítica oferecido pelo canal France 4 é realizado pela quinta vez no Festival de Cannes. Os vencedores anteriores foram “Sofia’s Last Ambulance”(2012), de Ilian Metev; “Salvo” (2013), de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza; “The Tribe” (2014), de Myroslav Slaboshpytskiy; “Land and Shade” (2015), de César Augusto Acevedo; e “Album” (2016), de Mehmet Can Mertoğlu.

“São dois prêmios importantíssimos, por tudo o que representam. O prêmio Revelação dado pela France 4, especialmente numa mostra como a Semaine de La Critique, dedicada à descoberta de novos cineastas, é sensacional e só comprova o talento promissor e em ascensão do diretor Fellipe Barbosa”, diz Rodrigo Letier, produtor-executivo da TvZERO, uma das produtoras do longa.

“É o segundo prêmio, dado pela Fundação Gan para a distribuição do filme na França, é essencial para assegurar que o filme tenha um grande lançamento por lá, já negociado com a distribuidora Version Originale. Ficamos especialmente contentes por ganhar esses dois prêmios numa disputa tão acirrada, com filmes de altíssima qualidade”, completa.

da Redação CFNotícias