‘Gabriel e a Montanha’ supera 50 mil espectadores na França


“Gabriel e a Montanha”, de Fellipe Barbosa, superou nesta semana os 50 mil ingressos vendidos na França, após duas semanas em cartaz no país europeu. O longa-metragem segue crescendo em número de salas por lá: saltou de 70 na data de estreia para 135 cópias nesta semana.

A coprodução entre Brasil e França, rodada em quatro países da África, retrata a viagem do economista carioca Gabriel Buchmann pela África. Após exibição no Festival do Rio, em outubro, o filme terá estreia comercial no Brasil em 02 de novembro.

Em maio, o filme recebeu dois prêmios no Festival de Cannes. Na prestigiada Semana da Crítica do evento, a produção foi honrada com um prêmio de revelação, entregue ao diretor Fellipe Barbosa, e um de distribuição, que ajudou a alavancar a estreia do filme na França, em agosto último, com 15 pré-estreias em cidades francesas. Também já foi vendido para outros países, como Estados Unidos, China, Austrália e Canadá, este último com estreia prevista para outubro.

Gabriel Buchmann, que tem sua história retratada no longa, viajou para a África com o objetivo de analisar de perto a pobreza e se preparar para um doutorado em políticas públicas na UCLA. O carioca morreu de hipotermia, em 2009, após decidir subir o Monte Mulanje, pico mais alto do Malawi com mais de três mil metros de altitude, sem a companhia de um guia. Seu corpo foi encontrado 19 dias depois na subida da montanha. O longa tem roteiro baseado em anotações, e-mails de Gabriel para a mãe e a namorada e entrevistas com pessoas que cruzaram seu caminho na África.

da Redação CFNotícias