Gloria Pires enfrenta decisão médica para defender paciente em cena de “Nise – O Coração da Loucura”


Nise_o_coracao_da_loucura_02

Nise da Silveira enfrentou tudo e todos pelo bem de seus “clientes”. Na nova cena de “Nise – O Coração da Loucura”, que pode ser vista aqui, a psiquiatra contraria a decisão de um colega e é repreendida pelo diretor do Hospital Psiquiátrico Pedro II. “A senhora sabe que isso fere a ética. Não é assim que se age com um colega. O Dr. Cesar é o responsável pelo paciente”, afirma Dr. Nelson (Zé Carlos Machado). A atitude de Nise impediu que o tratamento da lobotomia fosse aplicado no paciente Fernando (Fabrício Boliveira). “Eu não me arrependo! Ele não se importa com Fernando. Eu fiz o que eu achei certo”, esbraveja Nise. O clipe se encerra com o retorno de Fernando ao ambiente acolhedor do Setor de Terapia Ocupacional de Nise. Dirigido por Roberto Berliner, chega aos cinemas brasileiros em 21 de abril.

Produzido da TvZero, coproduzido pelo canal GNT e distribuído pela Imagem Filmes, mostra o trabalho da psiquiatra Nise da Silveira com os pacientes do Setor de Terapia Ocupacional do Hospital Psiquiátrico Pedro II, no Engenho de Dentro. O longa foi filmado durante dois meses no Instituto Nise da Silveira no Engenho de Dentro, local onde ficava o Hospital Psiquiátrico Pedro II e retrata o início do trabalho da doutora com seus “clientes” através da arte e do afeto. O longa já recebeu diversos prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz para Gloria Pires pelo Júri Oficial do Festival de Tóquio 2015 e Melhor Filme pelo Júri Popular do Festival do Rio 2015.

“Nise – O Coração da Loucura” explora a revolução realizada por Nise que ecoou pelo resto do país, abolindo tratamentos violentos e destrutivos, como a lobotomia e o eletrochoque. A protagonista foi pioneira no uso da terapia ocupacional através de um ateliê de pintura e um tratamento baseado no afeto e no convívio com animais domésticos, métodos revolucionários que são referência até hoje.

da Redação CFNotícias