José Alvarenga filma no Rio o longa-metragem “10 Segundos”, sobre o bicampeão mundial de boxe Éder Jofre


10 segundos Eder JofreA Tambellini Filmes e a Globo Filmes rodam no Rio de Janeiro o longa-metragem de ficção “10 Segundos”, com direção de José Alvarenga e produção de Flávio Ramos Tambellini. Protagonizado por Daniel de Oliveira, o longa conta a trajetória do brasileiro bicampeão mundial de boxe Éder Jofre, conhecido como Galinho de Ouro por ter sido eleito o maior peso galo da história do boxe mundial, e considerado uma lenda no esporte mundial.

Osmar Prado interpreta o pai do atleta, Kid Jofre, e o elenco também conta com Sandra Corveloni (Angelina, mãe de Éder), Ravel Andrade (Doga, irmão) e Kelli Freitas (Cida, esposa), além da participação especial do próprio Éder Jofre, hoje com 81 anos, na sequência que abre o filme.

“É uma história de amor entre pai e filho – e de um herói nacional, que muitos brasileiros não conhecem”, diz José Alvarenga. Éder nasceu em São Paulo, em 1936, e deixou de lado o sonho de trabalhar com desenho e arquitetura para seguir a tradição da família de pugilistas. Seu pai, o argentino José Aristides Jofre (1907-1974), conhecido como Kid Jofre, foi um respeitável boxeador, mas se destacou mesmo como o implacável treinador de Éder. “Ele era muito, muito austero, nos períodos de preparação para as lutas. A ternura paterna se revelava só depois que acabava o trabalho no ringue, de forma comovente, como nos momentos em que Kid beijava as feridas do filho logo após de uma vitória”, comenta Alvarenga.

“10 Segundos” começa nos anos de 1940, mostrando a infância difícil no bairro do Peruche, em São Paulo, e conta toda a trajetória do campeão, que teve uma carreira brilhante e surpreendente com 81 lutas e apenas duas derrotas por pontos, sem nunca ter sofrido um nocaute. Ele sagrou-se campeão mundial na categoria peso galo em 1961, nos Estados Unidos, e defendeu o título até 1965, vencendo todas as lutas por nocaute. Em 1966, decidiu se afastar do esporte para levar uma vida comum, mas voltou em 1970, em nova categoria, o peso pena. Venceu então todas as 25 lutas que realizou até conquistar o título de bicampeão mundial, em 1973, aos 37 anos.

O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2017, com distribuição da H2O. As filmagens, todas em locações no Rio, terminam no dia 06 de agosto.

da Redação CFNotícias