Lançamento de “A viagem de meu pai” conta sobre o poder da música no registro de lembranças


musicasparasempre

No lugar de um lançamento tradicional do filme “A viagem de meu pai” (Floride), que mostra a relação de uma filha com o pai que vive com Alzheimer, a Mares Filmes decidiu realizar uma campanha, que informa o poder da música na vida de portadores da doença. Para isso, a produtora convidou a BossaNovaFilms, a Dahouse Audio e a Isobar para a realização de uma ação chamada #MusicasParaSempre, que tem como objetivo engajar famílias e músicos ao redor do Brasil em prol da causa.

Uma recente descoberta da medicina trouxe uma nova esperança para portadores de Alzheimer, doença que atinge 35 milhões de pessoas no mundo. O estudo realizado pela Instituto Max Planck de Neurociência e Cognição Humana de Leipzig (Alemanha) afirma que além de o nosso cérebro ser dividido em diversos compartimentos, alocando as nossas memórias em um deles, a música tem seu espaço exclusivo e distinto das demais lembranças, tendo menor chance de ser comprometida pela doença.

Com essa incrível revelação, músicos podem se unir para criar melodias e letras sobre a vida de pacientes e dar força ao movimento #MusicasParaSempre. Imagine que, mesmo que uma pessoa esqueça o caminho de casa ou o nome de alguém, que acabou de conhecer, ela ainda consegue cantarolar melodias que marcam sua vida.

 A campanha começa com a música criada para o Hélio Elpídio de Queiroz diagnosticado com Alzheimer há três anos. Ele é pai de Camila e Mariana, e avô da Manuela, retratadas pela melodia composta por Lucas Mayer e interpretada pela cantora Ana Julia Zambianchi. O filme que inaugura o movimento foi dirigido por Georgia Guerra-Peixe, da BossaNovaFilms, junto de Fábio Meirelles.

“Mais do que uma campanha queremos transformar essa descoberta da medicina num movimento: quanto mais pessoas compartilharem o vídeo, mais músicos podem compor canções baseadas em outras histórias de vida de pessoas que vivem com a doença”, comenta Eduardo Battiston, Chief Creative Officer da Isobar.

“Abracei a causa ao receber o convite para dirigir esse projeto. Foi um desafio lindo contar a história de Hélio de uma maneira sensível e emocional. Destaquei a música como elemento principal da narrativa, já que ela também é o fator mais importante para conhecimento dos portadores da doença e dos músicos que podem ajudá-los. Imagino a alegria dessas famílias ao saber que é possível ter uma memória inesquecível”, conta Georgia Guerra-Peixe.

O longa chega aos cinemas em 11 de agosto.

da Redação CFNotícias