Lançamentos de Mauricio de Sousa que celebram 50 anos da personagem Mônica, com efeitos especiais e jogos em realidade aumentada


panini_bienal_texto

OS 50 ANOS DA MÔNICA na PANINI

Mônica, a personagem mais famosa criada por Mauricio de Sousa, completa 50 anos encantando adultos e crianças, multiplicando fãs por todo o Brasil e pelo mundo. Um aniversário tão importante merece todas as homenagens, e a PANINI lança diversas publicações especiais para marcar a data.

Monica 50 anos é o livro que comemora o cinqüentenário da criação da personagem baixinha e dentuça, com toda sua turma e muita diversão no bairro do Limoeiro. Com 160 páginas e encadernação luxuosa em capa dura, a publicação reúne uma coletânea de histórias que marcaram a trajetória da personagem ao longo dos anos, como a clássica Mônica é daltônica, chegando até o estilo mangá da Turma da Mônica Jovem. A edição apresenta prefácio escrito por Mauricio de Sousa, uma galeria de capas clássicas, curiosidades, evolução do traço e, ao final, uma página que resume a biografia do pai da turminha.

Como parte das comemorações, em setembro, as principais revistas mensais da Turma da Mônica clássica – Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha nº 81 – farão parte de uma ação especial interativa. Trata-se de quatro animações exclusivas em realidade aumentada, que serão exibidas quando o leitor apontar a câmera de seu celular smartphone ou tablet para a capa de cada revista, após baixar e instalar o aplicativo “Mônica 50 anos”. Também haverá uma quinta animação especial que aparecerá se forem reunidas as capas das quatro publicações. A revista Mônica 81 traz uma história extra comemorativa, que conta a origem do coelho amarelo.

Celebrando ainda os 50 anos da personagem mais famosa criada por Mauricio de Sousa, o livro Todas as Capas da Mônica, publicação em dois volumes, reúne todas as capas da revista mensal já publicadas. O primeiro volume da coleção traz um dossiê detalhado em 272 páginas no formato 10×11,5cm, que faz uma retrospectiva histórica através de uma galeria de capas antológicas que representam todo o humor, alegria e encanto característico da personagem e sua turma. Cada página contém a imagem de uma capa, em ordem cronológica de publicação, desde a primeira publicada em 1970 pela Abril até a edição 75, comemorativa dos 50 anos da Mônica, lançada em março de 2013 pela Panini, trazendo informações como mês e ano em que foi publicada e número da capa.

CHICO BENTO MOÇO em REALIDADE AUMENTADA

Após o estrondoso sucesso que a Turma da Mônica Jovem conquistou em cinco anos de existência e 60 edições lançadas, Mauricio de Sousa agora aposta na versão crescida do personagem Chico Bento, criado pelo quadrinista em 1961. Mais atual do que nunca, Chico Moço chega com novos traços, a exemplo da versão adolescente de Mônica e seus amigos, porém sem abandonar o jeito sertanejo de ser. Nas histórias, o personagem vai deixar a roça para iniciar a faculdade de Agronomia em outra cidade. A publicação terá periodicidade mensal, em formato 16,0 x 21,3 cm, capas coloridas e 100 páginas em preto e branco.

O lançamento da revista conta com um grande lançamento de marketing da Panini. Como primeira etapa de divulgação da revista Chico Bento Moço 1, a editora preparou a revista teaser Chico Bento Moço 0, que reproduz a história com a primeira aparição do personagem jovem, publicada no livro Chico Bento – 50 anos (2012). Com 16 páginas e capa inédita, esta mini-edição especial de colecionador terá distribuição promocional durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

Outra grande inovação que acompanha o lançamento da revista Chico Bento Moço 1 é um jogo de Realidade Aumentada para smartphones e tablets desenvolvido pela Black House FX e Game Gourmet em parceria com a Panini e os estúdios Mauricio de Sousa, chamado de O sumiço de Rosinha. Segundo o diretor Comercial, Marketing e Publicações da Panini, Marcio Borges, o game em formato point&click e puzzle integra as plataformas online e offline, reforçando ainda mais o apelo editorial. E também fortalece a interação dos leitores, ao oferecer imagens e animações inéditas que são exibidas na tela dos dispositivos eletrônicos somente a partir de uma iniciativa do usuário. “Acreditamos que esta seja uma tendência daqui para frente”, salienta o executivo.

No jogo, durante as férias da faculdade, Rosinha e Chico Bento marcam de se reencontrar em um piquenique na Vila Abobrinha. Quando Chico chega, só encontra a cesta de piquenique – a namorada desapareceu. O propósito do jogo em realidade aumentada é ajudar o personagem a encontrar a Rosinha em uma aventura pela floresta: são quatro cenários únicos com realidade aumentada, nos quais o leitor vai desvendar os enigmas e solucionar esse mistério. O aplicativo para o jogo poderá ser encontrado nas principais lojas virtuais de aplicativos a partir da data de lançamento da revista. Após realizar o download e instalação do game em seu dispositivo eletrônico, e de posse da revista Chico Bento Moço 1, o leitor seguirá as instruções de uso que aparecerão na tela de seu aparelho, posicionando determinadas páginas da revista em frente à câmera, conforme solicitado pelo jogo, obtendo as pistas necessárias e levando a novas fases até a conclusão do jogo.

“A Panini busca estar cada vez mais próxima de seus públicos através das novas tecnologias, e estas ações com realidade aumentada são uma iniciativa pioneira entre as editoras de quadrinhos no País”, declara o diretor presidente da Panini, José Eduardo Severo Martins. “Acreditamos que integrar as plataformas online e offline, reforçando ainda mais o apelo editorial, seja uma tendência cada vez mais forte”, salienta o executivo.

NOVO TÍTULO DO SELO GRAPHIC MSP

Como uma das grandes apostas da Panini  nesta Bienal Internacional do Livro, será lançado o terceiro livro do projeto Graphic MSP: Chico Bento – Pavor Espaciar, de autoria de Gustavo Duarte, com 80 páginas, formato 19 x 27,5 cm, e duas versões: capa dura e capa cartonada.

Reinterpretado no estilo único do premiado artista Gustavo Duarte, Chico Bento ganha traços ainda mais divertidos, em uma história que combina perigo, aventura, suspense e muito humor. Tinha tudo para ser mais uma noite tranquila na Vila Abobrinha. Mas Chico Bento, seu primo Zé Lelé, o porco Torresmo e a galinha Giselda acabam abduzidos por alienígenas que têm planos sinistros para o quarteto.

O álbum reúne extras imperdíveis, como esboços, roteiros, curiosidades e ensaios de capas feitos pelo artista ao longo da produção da obra, além da biografia do autor e uma matéria sobre as primeiras tiras do personagem, feitas por Mauricio de Sousa há mais de meio século.

Importante: Informações fornecidas por Lítera – Construindo Diálogos

da Redação CFnotícias