Mostra de Cinema Polonês Online exibirá filmes gratuitamente


Vem aí a 1º Mostra de Cinema Polonês Online e será uma ótima oportunidade para cinéfilos do Brasil todo conhecerem uma nova geração de cineastas, a originalidade da cinematografia mais atual do país europeu e as atrizes premiadas em festivais internacionais.

De 05 a 18 de novembro, o evento virtual contempla longas inéditos no Brasil, como Pilsudski e Diversão Pesada, indicados ao prêmio de melhor filme no Polish Film Festival em 2018 e 2019, respectivamente, Sou um Assassino, vencedor do Silver Lions do mesmo festival  em 2016, e 53 Guerras, filme de estreia da diretora Ewa Bukowska.

A programação, disponível no site oficial do evento, inclui também sucessos do cinema polonês, como Supernova, Corpus Christi, A Atração, A Torre – Um dia Brilhante, A Filha de Um Treinador, A Última Família, Doce Entardecer na Toscana entre outros. Os filmes poderão ser assistidos na plataforma de streaming Spcine Play.

Programação Gratuita

05 de novembro – Filme de Abertura

Pilsudski

Sinopse: Depois de fugir de um hospital psiquiátrico, em 1901, o herói nacional polonês Józef Piłsudski se torna mais uma vez o líder do movimento clandestino de independência na Polônia. Inflexível no campo de batalha, se divide entre duas mulheres na vida pessoal.

53 Guerras

Sinopse: Anka, cujo marido Witek é um aclamado correspondente de guerra dos anos de 1990, tem a esperança que ele retorne com segurança a cada missão. Mas suas angústias distorcem a realidade e sua vida começa a se tornar destrutiva.

Doce Entardecer na Toscana (Dia 06, às 16H até o dia 09, às 16H)

Sinopse: Renomada escritora polonesa vive com sua família há anos na Toscana e passa a revelar o seu incômodo frente a seu mundo de privilégios e à escalada de intolerância na Europa.

Guczo (Somente no dia 12)

Sinopse: O filme apresenta a vida e obra do artista August Zamoyski, um aristocrata condenado por sua família em tempos tumultuados e um homem de muitos talentos.

Sou um Assassino

Sinopse: É 1972, um famoso serial killer está vagando pela Silésia numa onda de assassinatos, quando um jovem e ambicioso tenente é convocado para assumir a investigação. Um thriller policial ambientado na realidade dos anos de 1970 na Polônia Comunista.

A Atração (dia 16 até o dia 18)

Sinopse: Duas belas e selvagens sereias são as protagonistas e se tornam as maiores atrações de uma casa noturna de Varsóvia.

Diversão Pesada

Sinopse: Promotora, estudante e médica são reféns do alcoolismo e estão numa encruzilhada na vida. As circunstâncias apenas tornam os problemas dessas três mulheres maiores e mais intensos. Será que elas podem superar esses obstáculos com a ajuda de amigos e familiares?

A Filha de um Treinador

Sinopse: Uma jovem de 17 anos dedica-se ao tênis tendo o seu pai como técnico. Ela é o seu maior orgulho e ele é todo o mundo de sua filha. Tudo muda quando outro tenista promissor se junta a eles.

Como Cão e Gato 

Sinopse: A história real das relações complicadas entre o diretor e seu irmão mais velho. A visão de uma família não convencional com seus conflitos e rivalidades, cheia de humor irônico.

Torre – Um Dia Brilhante

Sinopse: A trama gira em torno de uma família residente na área rural que estremece suas relações com a chegada de um parente. Mas há uma misteriosa razão para o seu retorno.

A solidariedade de acordo com as mulheres

Sinopse: O filme conta a história de mulheres guerreiras que com sua sabedoria, determinação e engajamento na oposição, mudaram a realidade política do país.

Corpus Christi (Dia 13, às 16h até dia 14, às 16h)

Sinopse: Daniel se torna muito religioso enquanto está sendo mantido em um centro de detenção juvenil. Ao deixar a instalação, ele passa a morar numa pequena cidade onde é confundido com um padre que estava sendo aguardado.

https://www.youtube.com/watch?v=fYQcRFIeS6U

Supernova

Sinopse: Numa pequena estrada durante uma bela manhã de domingo um acontecimento trágico vai mudar a vida de três homens.

A Última Família

Sinopse: O filho neurótico do famoso pintor Zdzisław Beksiński muda-se para Varsóvia e vai morar perto do apartamento de seus pais. Concentrado na sua carreira artística, Zdzisław grava tudo ao seu redor com sua adorada câmera. Ao mesmo tempo, desenrola-se um drama familiar. Por meio de pinturas distópicas e perturbadoras, experiências de quase morte, tendências da música dance e funerais, observamos a história de um artista incomum e a vida de uma família marcada pela fatalidade.

Serviço:

1º Mostra de Cinema Polonês Online – Em celebração ao centenário das relações diplomáticas entre Brasil e Polônia

De 05 a 18 de novembro

Onde: Acessando o site do evento www.mostradecinemapolones.com.br ou direto pela plataforma de streaming Spcine Play https://www.spcineplay.com.br/

Acesso Grátis

Observação: Alguns filmes estarão disponíveis apenas em dias específicos e com horários determinados e indicados no site oficial do evento. Para assistir, basta acessar www.mostradecinemapolones.com.br e selecionar um título. O usuário será encaminhado para a plataforma de streaming Spcine Play e no primeiro acesso será preciso fazer um cadastro

Realização: Sociedade Brasileira de Cultura Polonesa em São Paulo e Stowarzyszenie “Wspólnota Polska”

Patrocínio: Ministério das Relações Exteriores em Varsóvia

Nas redes: https://www.instagram.com/culturapolonesasp/  I   https://www.facebook.com/culturapolonesasp/

da Redação CFNotícias