Mostra Horizonte – Cinema Nacional: Clássicos apresentados com recursos de acessibilidade


Durante os dias 22 a 26 de agosto, acontece a Mostra Horizonte Cinema Nacional, evento 100% online e gratuito que apresentará dez clássicos do cinema nacional, a maioria pela primeira vez com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva.

A seleção dos filmes contará com sucessos do cinema nacional como “O Auto da Compadecida” (2000), “Carandiru: o Filme” (2003), “Estômago” (2007), “O que é isso, Companheiro?” (1997), além de “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), “A Marvada Carne” (1985), “Pixote, A Lei do Mais Fraco” (1980), “Jeca Tatu” (1959), o terror “À Meia-Noite Levarei sua Alma” (1964) e a animação indicada ao Oscar e vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais “O Menino e o Mundo” (2013).

As exibições vão acontecer em dois horários através do site oficial da Mostra que será divulgado em breve. Todas as sessões serão totalmente gratuitas, sendo que o filme poderá ser visto por pessoas com e/ou sem deficiência juntas, graças aos recursos de acessibilidade.

O Brasil é o país que mais produz diversidade nos filmes e contém um longo e prestigiado percurso audiovisual até então pouco acessível às pessoas com deficiência visual e/ou auditiva. O objetivo dessa iniciativa é incluir esse público à história cinematográfica nacional. A Mostra conta com a curadoria do ator, escritor e dramaturgo e pessoa com deficiência visual Edgar Jacques, sendo uma realização ETC Filmes com apoio da HandTalk.

Em sua primeira edição, a Mostra Horizonte Cinema Nacional vai prestigiar o cinema brasileiro e disponibilizando uma seleção de filmes com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou cegas (Audiodescrição) e pessoas com deficiência auditiva e surdas (LIBRAS e Legendas Descritivas). Em breve, haverá edições prestigiando outros gêneros do cinema.

Redes Sociais: Instagram | Facebook

da Redação CFNotícias