“O Estacionamento” vence na categoria Grande Prêmio Curta Cinema 2016


estacionamento-grande-premio

O Festival Curta Cinema anunciou, nesta quarta-feira (09), os vencedores de sua 26ª edição. Na categoria Grande Prêmio Curta Cinema 2016, o filme brasileiro premiado foi “O Estacionamento”, de William Biagioli, sobre a história real de Jean, um imigrante haitiano que chegou ao Brasil recentemente.

Para sobreviver, ele arruma emprego em um estacionamento de carros e passa a viver lá. Jean, então, descobre que essa rotina pode ser enlouquecedora. “Iniciação” (Initiation), uma coprodução África do Sul e Alemanha, de Teboho Edkins, venceu como curta estrangeiro na mesma categoria. Fala sobre um homem que espera ansiosamente pelo retorno do irmão mais velho de uma cerimônia de iniciação religiosa.

“Esse ano, vimos nas telas muito do que vivemos hoje. Muitos curtas abordaram temas como imigração, remoções e democracia. É de se esperar uma grande multiplicidade de visões de mundo quando se lida com um produto cultural como o curta-metragem”, contou Ailton Franco Jr., diretor do festival, na noite de encerramento.

Eleito o melhor curta-metragem do Festival do Rio 2016, “Demônia: melodrama em 3 atos”, de Cainan Baladez e Fernanda Chicolet, levou outros 2 prêmios para casa: melhor curta na Mostra Competição Nacional escolhido pelo público e também o melhor curta, segundo o júri especial do festival. “Caminho dos Gigantes”, de Alois Di Leo, venceu na categoria “Prêmio Especial do Júri – Melhor Direção”. A produção é uma busca poética pela razão e propósito da vida, que conta a história de Oquirá, uma menina indígena de seis anos, que enfrenta o ciclo da vida e o conceito de destino.

O evento tem patrocínio da Petrobras, da Oi, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, da RioFilme e do Governo do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

da Redação CFNotícias