Os Jovens Titãs em Ação e seus dubladores


Que dia maravilhoso: assistir em uma cabine de imprensa ao primeiro longa do desenho Os Jovens Titãs em Ação que tem estreia para o dia 30 e, do qual teremos nossa crítica em breve. Na sequência acompanhar uma sensacional entrevista com os dubladores brasileiros que dão vida e emoção à animação.

Estivemos na presença de ícones da dublagem nacional: Charles Emmanuel (Mutano), Manolo Rey (Robin), Luisa Palomanes (Estelar), Mariana Torres (Ravena), Eduardo Borguerth (Ciborgue) e Ricardo Schnetzer (Slade). Ouvi-los é como estar em frente a uma infinidade de personagens do cinema e televisão, pois representam uma parcela dos melhores dublares de nosso tempo.

E o bate-papo foi recheado com histórias e curiosidades dos bastidores da dublagem e como conseguem atingir o timbre adequado para cada um dos personagens de suas vidas. A paixão como contaram suas atividades é a mesma com que realizam seu trabalho. A interpretação é uma qualidade exigida de um dublador, pois ao contrário do que muitos pensam (e sim, estou generalizando, pois já ouvi muitos absurdos) é um trabalho sério e que necessita de concentração, não é apenas “ler” as falas de forma engraçada.

A conversa também foi sobre um problema de nossos dias sobre as dublagens ruins, pois existem alguns ”estúdios” que para baratear os custos contratam mão de obra não especializada e o que temos são filmes, séries e desenhos com uma má qualidade em todos os sentidos: sincronia das vozes, roteiro mal traduzido, entre outras coisas que estragam qualquer diversão.

Como sempre, a Warner primou pela qualidade ao contratar um estúdio sério para a dublagem de suas obras e o resultado é um verdadeiro espetáculo narrativo e que agrada nossos ouvidos e mentes.

Tivemos ainda a oportunidade de conversar com cada dublador e tirar uma foto com seus personagens que estavam no saguão para aprontar muita confusão. Consegui minha foto com todos e especialmente com a querida Ravena (Mariana Torres) que é uma simpatia só, aliás todos foram muito gentis e atenderam nossas solicitações com muito profissionalismo e carinho.

Agora é só aguardar a estreia  e curtir uma aventura repleta de emoção, piadas e a loucura constante de Os Jovens Titãs.

Crédito das fotos: Angela Debellis.

por Clóvis Furlanetto – Editor Titã