Outubro Rosa na DarkSide: ‘Mamãe está com Câncer’, de Brian Fies, fala do tema em forma da HQ


Uma batalha pessoal ganhou as páginas da nova HQ da editora DarkSide Books. O vencedor do Prêmio Eisner “Mamãe está com Câncer” é um relato permeado por questionamentos e emoções francas do autor Brian Fies ao acompanhar a experiência de sua mãe como vítima de um câncer.

Lançada originalmente em formato digital, a história em quadrinhos foi a maneira que o desenhista encontrou para lidar com a situação da mãe e toda a angústia da descoberta em família. O resultado alcançado, no entanto, vai além de um desabafo pessoal.

A narrativa retrata um ambiente que abre espaço para a empatia. É a história da Mamãe, do narrador e de suas irmãs, mas, ao mesmo tempo, a história de todos que se preocupam com alguém que amam.

Com um traço dinâmico e versátil, Brian Fies traz a dura realidade, a ternura das lembranças e a leveza que a esperança suscita. Passeando por estilos, brincando com gêneros e produzindo metáforas visuais, o artista apresenta ao leitor, de maneira sutil, um tema que assusta tanto.

A jornalista e escritora Daniella Zupo assina a quarta capa da HQ. Ela documentou a descoberta do seu diagnóstico de câncer e todos os estágios do tratamento em seu canal no YouTube.

Brian Fies é escritor e quadrinista. Sua primeira graphic novel, “Mamãe está com Câncer”, venceu o Prêmio Eisner de 2005 na categoria de Quadrinho Digital, o Lulu Blooker Prize de melhor quadrinho em 2007, bem como o prêmio Harvey de novo talento, no mesmo ano.

Lançou “Whatever Happened to the World of Tomorrow?” em 2009 e foi indicado a várias categorias dos prêmios Eisner e Harvey, além de vencer o American Astronautical Society’s 2009 Eugene M. Emme, prêmio de melhor literatura astronáutica para Jovens Adultos. Em 2019, publicou “Fire Story”.

Ficha Técnica:

Título: Mamãe está com Câncer

Autor: Brian Fies

Tradutora: Laura Zuñiga

Editora: DarkSide Books

Edição: 1ª

Idioma: Português

Especificações: 128 páginas, capa dura, colorido

Dimensões: 23 x 16 cm

ISBN: 978-65-5598-028-8

da Redação CFNotícias