Pessoas cegas e com baixa visão participam de teste de acessibilidade em cinema


Crédito: Divulgação

A Fundação Dorina Nowill Para Cegos participa, nesta quarta-feira (10), de uma sessão inclusiva de cinema no Shopping Paulista, em São Paulo. Na ocasião, crianças e adultos cegos e com baixa visão atendidos pela Fundação Dorina terão a oportunidade de assistir ao filme ‘Turma da Mônica – Laços’.

A ação é uma iniciativa da Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (ABRAPLEX) e tem o objetivo de apresentar uma nova tecnologia que dá acesso gratuito e em tempo real à audiodescrição, legenda e linguagem de libras durante as sessões.

“O propósito da Fundação Dorina é possibilitar a autonomia e inclusão das pessoas com deficiência visual em diferentes cenários sociais. Para isso, o acesso à cultura é fundamental tanto quanto à empregabilidade, educação e informação. É proporcionar a todo cidadão a plena garantia de seus direitos”, afirma Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina.

Considerada intuitiva e de fácil navegação, a inovação testada no evento – um APP para smartphones – funciona da seguinte maneira: a tecnologia implantada reconhece o áudio do filme e o transforma, em tempo real, em audiodescrição, legenda e Libras (Língua Brasileira de Sinais). Assim, o usuário consegue escolher a melhor opção para acompanhar o longa em exibição.

Além dos cinemas, outra vantagem é que a funcionalidade pode ser utilizada para assistir a filmes em qualquer lugar, inclusive fora dos multiplex. O aplicativo é gratuito e possui versões para Android e IOS.

De acordo com a Lei nº 13.146, de 2015, do Estatuto da Pessoa com Deficiência, a partir de 02 de janeiro de 2023, todas as salas de exibição devem estar adaptadas para fornecer recursos de acessibilidade visual e auditiva às pessoas com deficiência nas sessões.

da Redação CFNotícias