Go to ...
CFNotícias on YouTubeRSS Feed

Rádio Cultura FM estreia série sobre a música do cinema brasileiro


Estreia no próximo sábado, 11 de dezembro, na Rádio Cultura FM (103,3), a série Cine Brasil – A Música no Cinema Brasileiro. Idealizada pelo compositor para TV e Cinema Alexandre Guerra, a série em 13 episódios fará uma retrospectiva da história do cinema brasileiro e sua relação com a música do nosso país. Guerra produz, roteiriza e apresenta a atração, que vai ao ar às 22h, ao lado de Alexandre Ingrevallo.

Ao longo dos episódios, o repertório de mais de um século de música e as participações de pesquisadores, cineastas, compositores e biógrafos como Alice Gonzaga, Ricardo Cravo Albin e Celso Sabadin, trazendo ao público preciosas histórias musicais que nosso cinema coleciona.

O Cinema Mudo no Brasil, o início do Cinema Sonoro, as produções da Cinédia, o lançamento de Carmem Miranda ao mundo, as chanchadas da Atlântida, o Cinema Novo e toda a evolução das produções nacionais passando pela retomada nos anos 90 e o grande sucesso internacional de obras como Central do Brasil e Cidade de Deus.

Grandes maestros que arranjaram ou criaram trilhas para filmes brasileiros como Gabriel Migliori, Rogério Duprat, Guerra-Peixe, Franscisco Mignone, Radamés Gnatalli, Camargo Guarniere e Cláudio Santoro também serão destaque. A série também abre espaço para os atuais criadores de música para cinema como Antônio Pinto, André Abujamra e Beto Villares.

Alexandre Guerra é formado em música de cinema pelo Berklee College of Music, onde estudaram os compositores americanos Howard Shore e Alan Silvestri. Estudou harmonia e composição com Hans Koelheuter. Trabalhou com a criação de jingles para publicidade e compôs trilhas sonoras para mais de 130 projetos em cinema e televisão ao lado de diretores como Jayme Monjardim, Bruno Barreto e Marcelo Machado, entre outros.

Cine Brasil – A Música no Cinema Brasileiro

Roteiro, Produção e Apresentação: Alexandre Guerra e Alexandre Ingrevallo

Estreia: 11 de dezembro às 19h na Cultura FM (103,3)

Reapresentação segundas-feiras, 22h

Crédito da foto: Nathalie Bohm.

da Redação CFNotícias