Saiba mais sobre: NCIS – Naval Criminal Investigation Service


ncis_capaNCIS – Naval Criminal Investigation Service (Serviço de Investigação Criminal Naval) é uma série que investiga crimes contra a Marinha dos Estados Unidos. No Brasil ganhou o título de “NCIS – Investigações Criminais” acredito que isto se deva ao fato de uma tentativa em tirar o foco da parte naval do seriado, pois ainda existem pessoas que não gostam de materiais focados inteiramente no estilo de vida americano.

Mas, fora este pequeno detalhe, NCIS é uma das melhores séries produzidas para a televisão dos últimos tempos, em minha opinião, claro que enfrentarei os defensores de outras produções que também investigam crimes e poderão dizer que “é uma polícia dos fuzileiros navais americanos” e “onde está a polícia perseguindo criminosos nas ruas?”. Bom, neste texto tentarei detalhar as diferenças que tornaram NCIS o sucesso que é.

NCIS surgiu em 2003 como uma derivação de outro seriado: JAG (1995-2005) que tinha como foco advogados que defendiam fuzileiros navais. O canal de televisão americano CBS viu o potencial na investigação dos crimes e não apenas na defesa dos réus e investiu na criação da unidade de agentes especiais especializados nas mais diversas linhas investigativas: assassinatos, terrorismo, crimes contra o governo e a marinha americana, entre outros.

O time de elite é comandado pelo agente especial Leroy Jethro Gibbs (Marc Harmon), um ex-fuzileiro naval que com seu instinto e coragem enfrenta os piores criminosos de seu país. Temos ainda os agentes Anthony “Tony” Dinozzo (Michael Weatherly), Timothy “Tim” McGee (Sean Murray), a especialista forense Abigail “Abby” Sciuto (Pauley Perrette), o médico chefe legista Donald “Ducky” Mallard (David McCallum), o legista assistente Jimmy Palmer (Brian Dietzen) e o diretor do NCIS Leon Vance (Rocky Carroll). Claro que ainda existem os personagens recorrentes, alguns que saíram e novos que participarão, por este motivo as próximas publicações serão biografias dos elementos principais e posteriormente dos secundários. E em seguida iniciaremos a publicação das análises das temporadas lançadas no brasil.

Temos, até aqui, 10 temporadas encerradas e a 11ª está no ar pela CBS e AXN (no Brasil), como disse anteriormente enfrentarei a possível ira de fãs de outras séries ao dizer que o roteiro e ação de NCIS é mais crível que outras produções que investigam crimes com a ajuda de analistas e especialista criminais. Enquanto nesses seriados em apenas uma noite ou dia são solucionados casos que na vida real demorariam dias ou anos, em NCIS os agentes trabalham com o tempo real, podem passar dias ou semanas para apurar as pistas e provas.

Semper Fi!

por Clóvis Furlanetto – Editor CFNotícias