Saiba mais sobre o projeto “A Incrível Máquina de Livros”


Em um mundo cada vez mais conectado e digital, a Infinito Cultural em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) criou um projeto diferente para promover o incentivo à leitura em crianças, jovens e adultos.

A ideia é gerar curiosidade e de forma simples e lúdica atrair o interesse das pessoas para “A Incrível Máquina de Livros”, que percorrerá São Paulo, São Bernardo do Campo, Itu e Salto entre os dias 07 de novembro e 02 de dezembro.

A ação acontece da seguinte maneira: a máquina estará estacionada em locais públicos da cidade. O participante leva um livro novo ou usado em boas condições, insere no equipamento e como um toque de mágica aquele livro se transforma em um outro, que a pessoa levará para casa e aproveitará sua nova leitura.

Com expectativa de aproximadamente 500 trocas por dia, a missão da Infinito Cultural e da Câmara Brasileira do Livro será trazer para a pauta, a importância dos livros na educação e formação, de uma forma leve e descontraída.

Dividida em quatro municípios paulistanos, a primeira ação acontece entre os dias 07 e 10 de novembro, no Centro de São Paulo, atrás da Biblioteca Mario de Andrade (Praça Dom José Gaspar).

Segundo Fauze Hsieh, presidente da Infinito Cultural, promover e incentivar a leitura além de ser uma questão prioritária, é algo motivador ao produtor cultural, que também é pai de 3 filhos. “Um dos meus filhos já escreveu um livro e, entre tantos orgulhos que eles me dão diariamente, este é, com certeza, um que está no topo das minhas melhores lembranças”, diz.

Já para Luís Antonio Torelli, presidente da CBL, esta iniciativa é essencial para a formação de leitores. “Os livros são determinantes para ampliar a maneira como se percebe o mundo, aprimorando o raciocínio humano contra preconceitos e a liberdade de ideias. Difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as principais bandeiras da CBL”, destaca.

Após a passagem por São Paulo, a Incrível Máquina de Livros percorre as cidades de São Bernardo do Campo, de 16 a 18 de novembro; Itu, de 23 a 25 de novembro; e Salto, de 30 de novembro a 02 de dezembro.

O projeto, aprovado no Proac da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e patrocínio da EMS e da Suzano Papel e Celulose. Para saber mais, acesse: https://www.facebook.com/incrivelmaquinadelivros/.

da Redação CFNotícias