Saiba o que teve de melhor no primeiro dia de Anime Friends 2018


Em sua 15ª edição, o Anime Friends, uma das maiores convenções de anime, mangá e cultura pop japonesa, mostra porque ainda faz parte deste ranking, com suas várias atrações.

Acolhendo pessoas de vários tipos de subculturas ligadas à cultura otaku, pop japonesa, e até mesmo nerd/geek, o evento tem coisas para todos os gostos: além do palco principal trazendo atrações do k-pop, j-pop e músicas de animes e séries, auditórios com palestras de convidados pra lá de especiais, e espaços para jogos – de todos os tipos: digitais, de tabuleiros, físicos, e até fictícios!

Além das palestras com atores ligados ao meio otaku, influentes nomes da cena k-pop e j-pop, e a grande cosplayer internacional Lady Lemon, também há outras com grandes nomes da dublagem brasileira de animes, e hoje pudemos prestigiar a do clássico Yu-Yu Hakusho, com os dubladores Cristiano Torreão e Marco Ribeiro, numa palestra muito divertida, na qual explicaram porque a dublagem original deste anime foi tão singular, como a cena brasileira de dublagem funcionava em seus tempos áureos, além de relembrar grandes trabalhos.

As áreas de jogos são diversas: para os gamers de plantão, estandes com videogames, para jogar até perder a hora; para os fãs de tabuleiros e card games, uma grande arena, na qual você podia jogar com seus amigos, ou contra outros oponentes; para os entusiastas do baseball, estandes para testar seu arremesso; e por fim para os fãs de uma luta à moda medieval, um campo, para as batalhas campais. Lembram dos jogos fictícios? Além dos espaços acima, um campo para jogar quadribol! Uma pena que é a adaptação para trouxas…

Por fim uma das grandes atrações desta edição do evento é o Ultraman Heroes, uma apresentação ao vivo de 5 grandes Ultra – Ultra Seven, Ultraman, Tiga, Orb e Zero – contra seus maiores vilões que decidiram se vingar e destruir. As lutas são muito bem coreografadas, e apesar de nessa apresentação os 5 ultra falarem (em nem todas séries eles falavam), o show vai divertir os fãs de tokusatsu, e trazer à tona a criança interior.

Na área musical, o evento está bem servido. Prestigiamos atrações nacionais, como Diogo Myiahara, e a banda Gaijin Sentai, e também assistimos a atrações internacionais como a banda Oreskaband, e a cantora Yumi Matsukawa. E o evento ainda incluiu uma das mais famosas cantoras 100% digital da atualidade: Hatsune Miku.

E para quem quer comprar coisas, uma vasta área de compras está disponível, talvez um pouco menor que em anos anteriores, mas a área para artistas autorais está maior do que nunca, o que é uma coisa importante para os artistas menores tomarem força.

Por fim, os cosplayers foram um show à parte. Contando com todo tipo de cosplay, de Star Wars à Furries, de Lobo – da DC – à Ladybug, não faltaram figurinos bem feitos, interessantes, e em sua maioria muito simpáticos. Aliás, uma cena digna de nota foi ver alinhados assistindo ao jogo do Brasil x Bélgica, Lobo, um Stormtrooper e um Furrie.

Apesar da mudança da direção da empresa Yamato Comunicações e Eventos Ltda., para a Maru Division, o evento parece continuar com força. E para quem ainda não foi, ainda terá este fim de semana (07 e 08), e segunda (09), para poder prestigiar.

Mais informações: www.animefriends.com.br.

Crédito das fotos: Ícaro Marques.

por Ícaro Marques – especial para CFNotícias