Teatro Documentário apresenta as peças “O Tempo e o Cão” e “Cômodo Sala do Corredor Maria José”


A Companhia Teatro Documentário traz novidades para a capital paulista. As 40 apresentações gratuitas foram propostas no projeto contemplado com a 31° Edição da Lei Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Dez sessões de Cômodo Sala do Corredor Maria José aconteceram no início de 2019, entre janeiro e fevereiro, agora uma segunda temporada com mais dez apresentações, iniciou no meio de março e vai até a primeira quinzena abril e acontecem na sede da Cia, no Bexiga.

A encenação criada a partir da Oficina “Tempo e Cidade” ministrada por integrantes da Cia que tinha como objetivo investigar a casa com espaço cênico e memórias geradas na relação do tempo com a cidade.  Casa, cidade, memória, acolhimento e o não acolhimento são os temas da peça teatral, cenas e desdobramentos foram elaborados como: a casa é o corpo da cidade? Como sentir a cidade dentro de casa?

O espectador integra a peça suas memórias afetivas, percepções, pertencimento e o inconsciente coletivo como temas para tragédias sociais e até mesmo parte da construção das lembranças da cidade.

Ensaio Aberto – O Tempo e o Cão – Canteiro Aberto (work in progress): O Tempo e o Cão: Canteiro Aberto é uma ação, que em si se constitui num ato artístico, na qual são apresentados à plateia os rascunhos das cenas da encenação da peça. Durante a apresentação, os espectadores são convidados a problematizarem e a interferirem nas cenas.

Parte dessa construção se dá virtualmente por meio de uma conta no Instagram @canteiroabertotempocao – criado para a peça, em que se registra a memória digital do trabalho e também, pelos dados colhidos entre os espectadores que vão aos ensaios abertos, através de algumas perguntas e provocações feitas pelos mediadores ao final da encenação.

“Durante este processo, a ideia é a cada ensaio apresente e reapresente uma mesma cena, partindo de mudanças e sugestões dadas pelo público, com isso, a encenação final será sempre uma memória viva”, afirma o diretor da peça Marcelo Soler.

O Tempo e o Cão – Uma Encenação em Processo: a encenação relaciona quatro relatos sobre animais com a vida na cidade, histórias documentais que explicitam essa relação. Os pardais que tinham como morada uma seringueira localizada em frente a uma padaria na zona leste; o cavalo resgatado de um circo que vivia numa espécie de haras na zona sul; o leão de uma trupe de circo da zona norte e o cachorro que morava na via expressa da zona oeste.

A história é inspirada em um trecho do livro da psicanalista Maria Rita Kehl, O Tempo e o Cão – A atualidade das depressões, ela atropelou um cachorro e isso a levou a escrever o livro e relatar como o tempo atropela a vida.

O figurino, cenas e iluminação estão sendo construídos ao longo da temporada, a delicadeza do inacabado daquilo que o tempo não deu conta, é a ideia poética que permeia cada apresentação, o espectador pode colaborar como cocriador e ver sua intervenção encenada. “Quem for ao início da temporada verá algo completamente diferente nas encenações finais, todos os dias são uma estreia para nós”, conclui o diretor Marcelo Soler.

Serviços:

Cômodo Sala do Corredor Maria José

Sábados: 16, 23 e 30 de Março; Domingos: 07 e 14 de Abril. Sessões às 17h e 20h

Casa do Teatro Documentário

Rua Maria José 140, Bela Vista – São Paulo/SP

Classificação Indicativa: Livre

Duração: 1h15

Lotação máxima: 20 pessoas

Reservas devem ser feitas através do telefone: 11 99485-7504 (WhatsApp)

Entrada Franca

Ensaio Aberto – O Tempo e o Cão: Canteiro Aberto

Terças-feiras: 19/03, 26/03, 02/04, 07/05 às 17h30. Sextas-feiras: 22/03, 29/03 às 18h. Sábados: 23/03, 30/03 às 18h

Vila Itororó Canteiro Aberto – R. Pedroso, 238 – Bela Vista. São Paulo / SP

Classificação indicativa: Livre

Duração: 1h

Lotação máxima: 40 pessoas

Reservas devem ser feitas através do telefone: 11 99110-3478 (WhatsApp)

Entrada Franca

O Tempo e o Cão – Uma Encenação em Processo

Sextas-feiras e Sábados, dias 05/04, 06/04, 12/04, 13/04, 19/04, 20/04, 26/04, 27/04, 03/05, 04/ 05, 10/05 e 11/05 às 18h

Vila Itororó Canteiro Aberto – R. Pedroso, 238 – Bela Vista. São Paulo / SP

Classificação indicativa: Livre

Duração: 1h20

Lotação máxima: 40 pessoas

Ingressos liberados uma hora antes de cada apresentação

Entrada Franca

Facebook: https://www.facebook.com/ciateatrodoc

Site: http://ciateatrodocumentario.com.br

YouTube: https://www.youtube.com/user/teatrodocumentariosp

Blog: http://teatro-documentario.blogspot.com/

da Redação CFNotícias