Go to ...
CFNotícias on YouTubeRSS Feed

Tenor americano Michael Fabiano vem ao Brasil pela primeira vez dentro da série ‘Grandes Vozes’


O tenor americano Michael Fabiano é o segundo artista a se apresentar dentro da série “Grandes Vozes”, que traz cantores líricos no auge da carreira para apresentações realizadas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Fabiano sobe ao palco mais importante da ópera e da música no país no dia 25 de agosto, às 17h, ao lado da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob a regência do maestro Ira Levin.

A série “Grandes Vozes” é um movimento internacional de valorização do canto lírico, que além dos concertos inclui também Masterclasses para jovens cantores brasileiros e apresentações das estrelas internacionais com crianças do programa Orquestra nas Escolas, formado por alunos das escolas municipais da Cidade do Rio de Janeiro.

Michael Fabiano vai ministrar a sua Masterclass para cinco jovens estudantes de música no dia 21 de agosto, às 17h, na Sala Mario Tavares, anexa ao Theatro Municipal. Estes cinco estudantes são selecionados pelo corpo de músicos do Theatro, através de inscrição por e-mail. A plateia da Masterclass é aberta ao público e sujeita à lotação da sala (200 lugares). A aula será também disponibilizada na internet (webcasted). O aluno que mais de destacar na masterclass fará uma participação especial na apresentação do tenor no dia 25 de agosto.

“Realizar o concerto de estreia da série com uma estrela do calibre de Grigolo foi um maravilhoso desafio, vencido com honras pelo Theatro Municipal e sua orquestra. Ver um astro da cena lírica levar música aos jovens e se apresentar no Corcovado, com crianças de uma escola pública, parecia um sonho. Imaginar que agora, um mês depois, teremos outro tenor de fama internacional cantando no TMRJ e dividindo conhecimento com jovens cantores é algo muito especial para mim e profundamente comovedor. Espero que o público mais uma vez venha matar sua sede de grandes vozes líricas”, diz André Heller-Lopes, diretor artístico do Theatro Municipal do RJ.

Ganhador do Beverly Sills Artist Award e do Richard Tucker Award em 2014, Michael Fabiano é o primeiro cantor a ganhar os dois prêmios no mesmo ano e é considerado um dos maiores tenores do mundo atualmente. Com a Orquestra Sinfônica do TMRJ o tenor apresentará no Rio de Janeiro árias e trechos de óperas de Verdi, Puccini, Massenet, Mascagni, Leoncavallo, Léhar e Tchaikovsky.

Fabiano já se apresentou nas principais casas de ópera; uma lista que inclui Metropolitan Opera, Ópera de São Francisco, Ópera Real, Ópera da Austrália, Teatro Real, Ópera Nacional de Paris, Ópera Nacional Holandesa, La Scala, Dresden Semperoper, Deutsche Oper Berlin, o Festival Glyndebourne e Ópera Real Dinamarquesa, mas é a primeira vez que vem à América do Sul.

Ele também é membro do Conselho de Artistas do Metropolitan Opera Guild e um dos fundadores do ArtSmart, uma organização sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de voz para alunos de escolas públicas em bairros carentes dentro dos EUA. Ele recebeu o Prêmio Helpmann da Austrália na categoria “Melhor Performance Masculina em Ópera” por sua interpretação do papel-título no Fausto de Gounod, com a Ópera da Austrália.

Projeto Social

Ilias Tzempetonidis, Diretor de Casting da Ópera Nacional de Paris e reconhecido por descobrir e lançar talentos da música clássica internacional, é um dos idealizadores da série. Ele comenta sobre o foco social do projeto: “Com a série ‘Grandes Vozes’, em três anos, queremos impactar positivamente através da música 11 mil crianças de 52 escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro. Em cada concerto, 500 estudantes de música são convidados gratuitamente, com transporte, para irem ao Theatro Municipal. Em três anos pretendemos dar oportunidade a todos estes 11 mil estudantes de terem contato com os mais importantes cantores de ópera do nosso tempo!”. Ilias, ao lado do diretor executivo Stefan Ganglberger e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, viabilizaram a ideia desta série única e exclusiva de concertos no Brasil.

Em sua vinda ao Brasil, cada artista internacional vai visitar uma escola da Prefeitura do Rio de Janeiro para ensaiar com as crianças que estudam música. Em seguida eles vão se apresentar em um dos cartões portais da cidade, como Cristo Redentor e Pão de Açúcar.

Serviço:

Michael Fabiano – Concerto com Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

25 de agosto, domingo, às 17h

Programa: Fabiano interpretará árias de Verdi, Puccini, Massenet, Mascagni, Leoncavallo, Léhar e Tchaikovsky

Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano s/n° – Centro

Preços dos Ingressos: De R$ 75,00 a R$ 250,00 (Consulte preços especiais para compra de pacotes de três concertos com 30% de desconto)

http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/programacao

Lotação – 2.226 lugares / Duração total – 2 horas

Ingressos à venda na bilheteria do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Masterclass Michael Fabiano

Inscrições pelo email selecao.tmrj@gmail.com

21 de agosto às 17h

Sala Mario Tavares (anexo do Theatro Municipal RJ)

da Redação CFNotícias